Quinta-feira, 18 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA e NASA procuram vida em Marte
2021/12/10

A unidade de investigação GeoBioTec da Universidade de Aveiro está a tentar reproduzir os resultados obtidos pelos equipamentos a bordo do rover Curiosity em Marte, com a coordenação de Slavka Carvalho Andrejkovicová, que esteve mais de três anos a trabalhar no NASA Goddard Space Flight Center, nos Estados Unidos.

Segundo a UA, «se os resultados obtidos no laboratório coincidirem com os obtidos em Marte pelo Curiosity, tal comprovará a existência de aminoácidos em Marte». “Seria uma descoberta incrível, já que os aminoácidos são um dos ingredientes principais dos seres vivos, esta descoberta poderá comprovar a hipótese de que terá existido vida em Marte no passado”, afirma a investigadora.

Para já, os resultados têm sido “muito promissores” apontando para uma das descobertas «mais importantes obtidas», apontando para a «libertação de CO2 , quando argilas com aminoácidos preparadas em laboratório foram aquecidas a temperaturas muito semelhantes às medidas pelo Curiosity numa das amostras recolhidas em Marte: fantástico», afirma.

Integrada na equipa do rover Curiosity a operar em Marte, continua a investigar na UA com argilas e aminoácidos, «tentando reproduzir os resultados obtidos pelos equipamentos a bordo do rover Curiosity em Marte. Estes equipamentos de prospeção do Curiosity escavaram argilas numa bacia sedimentar no planeta vermelho, que foram depois aquecidas a altas temperaturas e das quais resultaram algumas moléculas orgânicas simples. Agora, pretende-se perceber que moléculas mais complexas poderão estar na origem destas, através de trabalho laboratorial feito em Terra».

Estão em análise «argilas similares às escavadas em Marte, mas limpas de qualquer influência orgânica terrestre, que depois são associadas a determinado tipo de aminoácidos e manipuladas com réplicas dos equipamentos instalados a bordo do Curiosity».

Presentemente, Slavka Carvalho Andrejkovicová é Cientista Externa Especial da equipa do rover Curiosity e membro do novo centro de astrobiologia da NASA

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind