Quarta-feira, 24 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
5 milhões de euros para descontaminação
2021/11/17

Os fundos europeus irão financiar em mais de um milhão por mês, uma obra que durou cinco meses, entre abril e setembro últimos, a remoção de solos contaminados numa grande extensão da vala de S. Filipe e o seu total empedramento, com «barreiras de contenção em troncos de madeira e, ainda, a remoção e reposição de novas terras nas faixas laterais dos prédios rústicos que a marginam, desde a zona do Complexo Químico de Estarreja (CQE) até à zona da Póvoa.

A empreitada, de 5,6 milhões de euros «terá um apoio financeiro integral do Fundo de Coesão da União Europeia, através do POSEUR», segundo a Câmara.
O ERASE – Agrupamento para a Regeneração Ambiental dos Solos de Estarreja, A.C.E. assinala esta quinta-feira a conclusão da empreitada às 09:30h, na Biblioteca Municipal de Estarreja.

O Projeto Erase, iniciado em 1998, «teve por objetivo reduzir o passivo ambiental relacionado com os resíduos industriais depositados há décadas atrás no CQE, suspendendo a contaminação dos solos e águas subterrâneas (resultante do processo de lixiviação) e recuperando ambientalmente as zonas envolventes».
A remediação ambiental da vala de S. Filipe «veio complementar a Fase I do Projeto Erase, de 2006, em que 300 mil toneladas de resíduos, antes depositadas a céu aberto no CQE, foram removidas e confinadas na Estrutura de Confinamento, numa estratégia de remediação ambiental que veio reduzir muito significativamente a contaminação dos solos proveniente de 50 anos de atividade da indústria química pesada».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind