Quinta-feira, 18 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Laboratório de Aveiro no negócio de 17 mil milhões
2021/11/17

O laboratório 5GAIner – 5G + IA Networks Reliability Center inaugurado esta terça-feira em Aveiro «potencia a transição digital, um passo determinante para a economia portuguesa - segundo a Deloitte, 17 mil milhões de euros do crescimento económico em Portugal, até 2035, vão dever-se às inovações introduzidas pela rede 5G», segundo comunicado da Universidade de Aveiro.

Segundo o comunicado da inauguração do Laboratório de 5G e Inteligência Artificial, com investimento da Huawei, instalado na sede do Instituto de Telecomunicações, na UA, «preveem-se igualmente benefícios desta tecnologia a nível mundial, com um impacto de 1,08 biliões de dólares no PIB, já em 2030, refere a consultora PwC». A base é no IT, com um raio de ação que abrange outras áreas da região, incluindo o Porto de Aveiro, fábricas como a Bosch onde já decorrem testes, nomeadamente nos sistemas de produção flexíveis e no controlo de localização.

Com vários stakeholders e «com o objectivo de ir ao encontro das principais necessidades do mercado, a Huawei doou «todo o equipamento e está a financiar o arranque deste projeto».

O investimento da Huawei na região «testará conceitos em diferentes mercados verticais, avaliará a sua fiabilidade e possibilitará a pesquisa em estruturas de rede 5G, com vista a facilitar a experimentação de novas soluções baseadas nesta tecnologia».

O 5GAIner estará «à disposição da comunidade académica e científica nacional, do ecossistema de empreendedorismo e inovação, prevendo-se que seja possibilitado o acesso a esta infraestrutura de I&D por parte de stakeholders internacionais».
O Lab Director é o professor Rui Luís Aguiar, reconhecido investigadores na Europa, docente da UA e coordenador nacional de Redes e Serviços do IT.

Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, que inaugurou o laboratório, disse que «é de interesse estratégico para Portugal beneficiar do know-how da UA e do IT para a criação de um campus experimental na área das telecomunicações». Sobre o papel da Huawei «vai posicionar Portugal a nível global».

Tony Li, CEO da Huawei Portugal disse este investimento «cria um hub de competências na região E reforça a vontade da empresa em contribuir para a inovação e transição digital do país, explorando todo o potencial de tecnologias como as redes de quinta geração ou a Inteligência Artificial».
José Carlos Pedro, Presidente do IT, valorizou a «criação de conhecimento científico, partilha de novas experiências e da conceção de modelos de negócio inovadores».

Trata-se de um laboratório para o «desenvolvimento do 5G e da Inteligência Artificial (IA)», apoiar à indústria na «criação, em parceria com a academia, de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal». Permitirá ainda à comunidade portuguesa de Investigação e Desenvolvimento «testar novos conceitos e avaliar a criação de produtos que podem ser explorados para atividades de inovação e desenvolvimento da indústria».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind