Terça-feira, 23 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Huawei abre investigação de ponta em Aveiro
2021/11/14

Um ano e meio depois da parceria firmada entre a Huawei, Universidade de Aveiro (UA) e o Instituto de Telecomunicações (IT) para criarem um laboratório dedicado ao 5G e à Inteligência Artificial, o 5GAIner será inaugurado na próxima quarta-feira 16 de novembro, anuncia a UA, mas não se refere ao valor do investimento. Apenas diz que se trata de «um valor inestimável para o avanço da investigação, enriquecimento da formação pós-graduada e afirmação internacional da UA e do IT», segundo o Reitor, Paulo Jorge Ferreira.

Também em maio último, a Huawei se escusou a revelar o investimento em causa por «não se tratar de um projeto comercial», segundo o Dinheiro Vivo. Na altura, Tony Li, CEO da Huawei Portugal, disse que "é um passo determinante para acelerar as ambições do país ao nível da transição digital", defendendo que a "ligação ao sistema académico e científico vem potenciar o desenvolvimento de soluções inovadoras" com cunho nacional.

A Huawei montou uma infraestrutura laboratorial na sede do Instituto de Telecomunicações, em Aveiro, no campus da Universidade de Aveiro, com «instrumentos de investigação científica de ponta». José Carlos Pedro, presidente da Comissão de Gestão do IT diz que apenas «um restrito conjunto de unidades de investigação a nível mundial tem «acesso a tais instrumentos» . Por isso, o 5GAIner é «de excecional valor para a investigação e apoio à formação pós-graduada”.

O laboratório foi criado para «apoiar a indústria na criação, de soluções fiáveis para diferentes setores que permitam assegurar uma transição bem-sucedida para a sociedade digital em Portugal». O Reitor adianta que é uma oportunidade para a UA «assumir um posicionamento de liderança nas áreas da tecnologia digital e das comunicações».

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o CEO Huawei Portugal, Tony Li, participarão na inauguração.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind