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Obras no Rossio terminarão em março de 2023
2021/11/09

Recomeçaram esta semana as obras do projeto do Rossio, em Aveiro, com a instalação de uma vedação para a instalação de um estaleiro, cercando uma zona que inclui as fundações a descoberto da antiga capela, integrando uma empreitada que inclui uma mudança ao nível do solo e a construção de um parque de estacionamento no subsolo. Do projeto faz parte a rotunda das Pontes, totalizando a aplicação de num investimento de 12,5 milhões de euros e o prazo da obra é de 16 meses.

A obra integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Aveiro (PEDUCA), apoiada pelo Programa Operacional Centro 2020 com 2.051.423,31 euros, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
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A Câmara garante que «estará ao inteiro dispor de todos os comerciantes e residentes, com canal de contacto privilegiado para colocarem as suas questões, dúvidas e problemas (…) serão um apoio importante para a sua boa execução e estando o Presidente, Ribau Esteves, ao inteiro dispor através do e-mail: presidente@cm-aveiro.pt »

A autarquia acrescenta que já fez «vistorias a todos os edifícios com fachada para as ruas Bernardino Machado, João Afonso, Barbosa de Magalhães e João Mendonça e Praça Humberto Delgado (Rotunda das Pontes),para registar com pormenor o estado de conservação de cada uma das construções permitindo também fazer o acompanhamento durante a obra do Rossio».

A Câmara contratou a Tecnorém e são sub-empreiteiro a Keller e a Mota-Engil.

Devido à obra a circulação na Rua João Mendonça será apenas no sentido Pontes-Rossio. Serão também eliminadas zonas de estacionamento e desativado os carregadores de veículos elétricos

A Câmara conta com as «as mais modernas e seguras técnicas disponíveis, sendo que o método construtivo da cave de estacionamento vai combinar a colocação de estacas, de paredes moldadas com contenção periférica e o “jetgrouting”, de forma a que a obra decorra com o mínimo de transtorno, o mais limpa possível e reduzindo os riscos ao máximo».

Lista dos «aspetos principais»
Área Verde com 6.469 m2 (mais 64 m2 do que o atual) e novo parque arbóreo com 107 árvores (mais 6 do que o atual);
Redução para menos de metade da Área de Circulação e Estacionamento Automóvel à superfície (este apenas para cargas e descargas), dos 8.661 m2 atuais para 3.993 m2;
Reformulação da circulação automóvel, permitindo apenas um sentido de trânsito na Rua João Mendonça (sentido Rossio/“Pontes”), sendo a entrada automóvel para o Rossio e a entrada e saída de automóveis da cave do estacionamento, feitas do lado da Ponte de São João (contribuindo assim para a diminuição da pressão automóvel na zona do Rossio);
Passeios junto à fachada urbana com 3.071 m2 (mais 1.659 m2, o dobro, do que o atual);
Ciclovia dedicada a ligar as “Pontes” à Ponte de São João;
Praça de Eventos com 3.415 m2 e área livre sem obstáculos;
Parque de Estacionamento em cave para 219 automóveis (dos quais 4 de deficientes e 19 elétricos), 14 motas e 36 bicicletas, com ventilação natural e iluminação led, com tarifário igual ao da zona mais central da cidade e condições especiais para Moradores;
Centro Interpretativo da História do Achado e do Rossio (CIHAR), com base no achado arqueológico da Igreja de São João, na estátua de João Afonso de Aveiro e numa exposição sobre a história das várias fases da vida do Rossio, colocada na cave;
Estação Elevatória de águas residuais na cave, substituindo a que se encontra à frente da Praça Melo Freitas;
Bateria sanitária / Casas de Banho na cave com uma área de 96 m2 (com 19 sanitas e 8 urinóis);
Aumento da capacidade de depósito de RSU em 157% (2,6 vezes), duplicando a capacidade para lixo indiferenciado e triplicando-a para o lixo de recolha seletiva, com equipamento moderno, enterrado e esteticamente cuidado;
Instalação de um novo parque infantil, integrado em zona relvada;
Construção de um bar/esplanada na zona norte do Rossio;
Nova rede de iluminação pública (com novas colunas e leds) e nova rede de águas pluviais;
Qualificação da Praça General Humberto Delgado (“Pontes”) com aumento da área pedonal, construção de duas zonas de estar e redução da área de circulação automóvel.

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