Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Bosch e UA apresentam tecnologias inovadoras
2021/10/02

O projeto de inovação Smart Green Homes, criado pela Bosch em parceria com a Universidade de Aveiro, chegou ao final com a apresentação, esta sexta-feira das tecnologias desenvolvidas nos últimos quatro anos que vão permitir «aumentar a eficiência e sustentabilidade de edifícios e residências, diminuindo as emissões de gases poluentes e o consumo de água».

Com 25 milhões de euros e mais de 200 investigadores na Bosch e na Universidade de Aveiro o resultado é a criação de uma «nova geração de produtos e serviços da marca Bosch nos domínios das bombas de calor, tratamento de ar, sistemas de aquecimento a gás, sistemas de aquecimento elétrico, tratamento de água e serviços de interface e controlo residencial».

O projeto potenciou a criação de mais de 20 tecnologias inovadoras e levou ao registo de 16 novas patentes.

São tecnologias que «vão moldar o futuro das casas inteligentes e sustentáveis» cuja apresentação contou com a participação do Ministro de Estado, da Economia e Transformação Digital, Pedro Siza Vieira.

Para o Vice-Reitor da Universidade de Aveiro para a Investigação, Inovação e 3.º ciclo, Artur Silva, os indicadores deste projeto, inúmeras publicações e patentes aprovadas e ou pedidas, são bem o reflexo da excelência do trabalho realizado”.

Sete das novas patentes
- EMMA: Sistema de monitorização e gestão energética residencial para otimizar a energia, permitir o armazenamento do excesso de energia elétrica produzida por um sistema de painéis fotovoltaicos em forma de energia térmica, vender esse excedente à rede ou armazenar em baterias elétricas.
- BoschWater: Aplicação de controlo remoto para os equipamentos a gás de aquecimento de água doméstica.
- Indoor Air Quality Box: Recolhe um conjunto de informações sobre o ambiente onde está instalado, apresentando índices da qualidade do ar interior e de conforto. Adicionalmente, a informação recolhida é publicada para a Cloud permitindo a outras aplicações o respetivo consumo e reação.
- HomeCom: Aplicação “web-based” otimizada para funcionar em equipamentos móveis e de secretária para interação remota do sistema com duas variantes de utilização
- Bosch Augmented Reality Technical Support: Interface usa tecnologia de Realidade Aumentada para dar informação interativa para a realização de operações de manutenção simples a equipamentos Bosch
- Purificador de água : Equipamento para purificação de água para consumo humano, com SILP funcionalizada com líquidos iónicos que substituindo a convencional membrana de osmose inversa. Trata-se assim de uma solução mais ecológica e compacta que a atualmente disponível no mercado.
- Bomba de Calor com Circuito Modificado, de Dupla Função: Modelo mais eficiente, inclui a funcionalidade de fornecimento de água quente sanitária (com tanque de água doméstico embutido) e aquecimento de espaços (com circuito fechado de água). Apresenta um ganho no Coeficiente de Performance (SCOP = 4.26) e uma redução nas perdas térmicas.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind