Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Marítimos passam a trabalhadores essenciais
2021/07/16

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) informa que Portugal integra a listas dos Membros da Organização Marítima Internacional (IMO) que já designaram os Marítimos como trabalhadores essenciais.

«Reconhece-se o papel crucial desempenhado pelo setor do transporte marítimo internacional e pelos marítimos, principalmente no momento pandémico em que vivemos, para a manutenção de cadeias de abastecimento globais, assegurando a circulação de 90% dos bens, incluindo os materiais médicos de primeira necessidade, produtos alimentares e combustível», segundo comunicado.

Um iniciativa considerada «essencial para excecionar os Marítimos das restrições relacionadas com a COVID-19 impostas nas viagens permitindo que as deslocações para os navios onde vão exercer funções. Permite no final dos contratos o devido repatriamento, evitando assim o incumprimento e violação das regras da Convenção do Trabalho Marítimo (MLC, 2006), com extensão de validade de contratos que chegam a atingir os dois anos».

Vem potenciar ainda o «o estabelecimento de prioridade de vacinação para este grupo de profissionais essenciais, reforçar o pleno e cabal cumprimento das disposições da MLC, assegurar a prestação de cuidados médicos imediatos e em situações de emergência, bem como o acesso a instalações médicas em terra, independentemente da nacionalidade e, se necessário, a uma repatriação de emergência».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind