Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Câmara pede inquérito de descargas poluentes
2021/07/06

Câmara de Águeda pede inquérito de descargas poluentesO presidente da Câmara de Águeda solicitou ao Ministro do Ambiente a abertura de um inquérito e a tomada de medidas urgentes devido a descargas poluentes.

Hoje (segunda-feira) e no sábado passado, a Pateira de Fermentelos voltou a ser alvo de descargas poluentes, com fortes impactos tanto do ponto de vista ambiental como na atividade que é desenvolvida na lagoa», segundo comunicado da autarquia.

Jorge Almeida pede um inquérito que «determine fontes, causas e medidas interventivas urgentes, que salvaguardem a lagoa da Pateira de Fermentelos e os seus ecossistemas».

O ofício também foi enviado para a Agência Portuguesa do Ambiente, ICNF e SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR). A situação verificada este fim de semana poderá «evidenciar comportamentos negligentes e mesmo criminosos».

O autarca lamenta o «enorme esforço para cuidar das nossas linhas de água, dos nossos recursos hídricos e depois surgem estas constantes descargas poluentes que afetam e têm impactos profundos em todo este ecossistema».

Dirigentes e técnicos da Câmara Municipal, acompanhados pela GNR «percorreram as margens da Pateira, tentando perceber a origem de mais esta descarga, sem sucesso. Leva-nos a crer que isto não seja na área do nosso concelho», diz, mas os efeitos «sentem-se na Pateira e estão à vista. Os peixes aparecem mortos, com fortes indícios de poluição. Isto causa-nos uma tristeza e revolta enormes; sentimo-nos impotentes», desabafou.

O comunicado refere ainda que «após a verificação de mais uma descarga poluente, com graves impactos na fauna piscícola e ao nível dos usos da massa de água, nomeadamente com irritações na pele e olhos nos atletas federados que usam esta zona para treino de competição, é importante «que sejam tomadas medidas urgentes para identificar as fontes de emissão e punir exemplarmente os autores destas infrações”, declarou ainda Jorge Almeida, no ofício enviado.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind