Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Universidade e Ubiwhere abrem laboratório inovador
2021/06/15

A inauguração do Connected Intelligence Open Lab, by Ubiwhere, de experimentação e desenvolvimento em tecnologia, conectividade e inteligência urbana está marcada para esta terça-feira, 15 de junho, às 14.30h, encontrando-se instalado no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da Universidade de Aveiro (UA). Foi concebido pela Ubiwhere, empresa high-tech aveirense, em colaboração com a UA.

O objetivo é «alavancar parcerias entre a academia e o cluster tecnológico que permitam a geração de dados e inteligência para as cidades, numa lógica de conectividade e interoperabilidade».

Outro objetivo é «baixar as barreiras de entrada a novos developers, estudantes, investigadores ou startups que queiram testar aplicações utilizando um ambiente end-to-end de 5G».

O comunicado refere que o Open Lab é «compatível com OpenRAN e possui uma instância de um 5G core para possibilitar o teste de aplicações que utilizem esta tecnologia como base».

O evento conta com a participação do Reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira; do Diretor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI), Nuno Borges de Carvalho; e dos CEO da Ubiwhere, Rui A. Costa e Nuno Ribeiro.

A primeira atividade pública do Connected Intelligence Open Lab, by Ubiwhere foi o webinar “The City Nervous System – Live Studio Hour”, a 16 de maio último, a partir da Universidade de Aveiro, com um debate das principais características das cidades do futuro, que tiram partido da ciência dos dados, do investimento em rede 5G e do conceito de Smart City.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind