Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Marcelo acreditou no Lab Cívico de Santiago
2021/06/10

O que tem feito o «Laboratório Cívico de Santiago», de Aveiro, é um exemplo para o país, como diz o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num vídeo de incentivo para que este tipo de atividade seja desenvolvida em mais cidades.
https://www.facebook.com/CidadaniaLab/videos/165263782229292
O vídeo foi divulgado a 29 de maio durante a sessão "Um Dia no Lugar de um Político" conta com os convidados Francisco Louçã e António Leitão Amaro, e partilhado esta quarta-feira pelo Cidadania LAB.

No 10 de junho de 2019, Marcelo Rebelo de Sousa associou-se ao lançamento do Laboratório Cívico de Santiago que considera um «um exemplo de mobilização da comunidade para estimular a participação cívica dos moradores do Bairro de Santiago», afirma no vídeo.

O Lab Cívico de Santiago apresenta-se como um «espaço de escuta de necessidades e anseios coletivos, um local de encontro de saberes e um território de experimentação», associado ao Cidadania LAB, um «Laboratório cidadão de aprendizagem coletiva, experimentação e participação na vida da cidade e nas decisões políticas que afetam as vidas dos cidadãos». Neste âmbito, está em curso a a produção de seis protótipos de soluções para problemas coletivos identificados em Aveiro, para construir uma Rede Cultural, sobre a Plataforma Parques de Aveiro, uma Manta de Retalhos para Insetos Polinizadores, uma Eco-Caminhada, Passeios e Acessibilidades e a Provedoria do Cidadão.

Para os próximos sábados 12 e 19 de junho estão marcadas sessões para trabalhar nessas propostas. Inscrições aqui https://forms.gle/xrGXL3UeLb1jkia27
https://cidadanialab.com/ Marcelo Rebelo de Sousa diz que espera pelas conclusões, destes dias.

Valoriza ações para «melhorar o dia a dia do bairro e da comunidade. Acreditei que seria apenas ponto de partido para muitos outros projectos que envolvam e inspirem a participação dos cidadãos na vida das suas cidades e não me enganei», diz.
Soube que a partir de Santiago «chegaram a mais bairros, mais bairros, mais freguesias e reuniram mais propostas e ideias, motivando mais gente».

O importante, disse, «é participar, identificar problemas, discutir soluções, apresentar propostas da vida em comum (…) mesmo que sejam as mais diferentes do mundo».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind