Sábado, 27 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Programas de Aveiro cativam 26 países
2021/04/13

Os programas da Câmara de Aveiro, o Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges, receberam 59 candidaturas de 26 países, dois concursos que procuram «soluções tecnológicas mais disruptivas” com prémios que atingem os 195 mil euros.

Após a recção das candidaturas, apresentadas por start-ups, scaleups e instituições de I&D, serão selecionados os finalistas e realizam-se os eventos de Kick-off. Os projetos selecionados terão «acesso gratuito ao Aveiro Tech City Living Lab e a um programa de formação especializada, organizado em parceria com a Beta-i, empresa de referência em programas de aceleração e mentoria».

Aveiro 5G Challenges
O Aveiro 5G Challenges recebeu 29 candidaturas, sendo três da Alemanha e Reino Unido e duas dos Estados Unidos. Outras candidaturas são de 12 países, inclusive, da Índia e do Quénia, sendo a maioria de países europeus. Dos 29 projetos serão escolher os 10 projetos «mais disruptivos na área do 5G, sustentado pelo ecossistema 5G dos parceiros tecnológicos Altice Labs e Ericsson».

Dos 10 selecionados, serão premiadas três soluções com 25 mil euros de financiamento. Os três vencedores serão eleitos em outubro deste ano 2021 durante a Aveiro Tech Week.

Entretanto, durante a fase de testes e experimentação, os dez candidatos ao Aveiro 5G Challenges podem recorrer à infraestrutura 5G «instalada em toda a cidade de Aveiro para testar livremente e em contexto real os projetos que pretendam concretizar».

O Aveiro Urban Challenges recebeu 30 candidaturas, 14 das quais de Portugal e 16 do estrangeiro. Quatro são do Reino Unido, três da Alemanha e três de Itália. Uma candidatura é dos Estados Unidos e outras são de Espanha, Croácia, Grécia e Suíça, com uma inscrição cada.
Destes 30 projetos, 25 passarão à próxima fase, sendo que o Aveiro Tech City Pitch é a 23 de abril. Serão cinco finalistas, um por cada um dos desafios, sendo que cada um irá receber 20 mil euros para financiar o desenvolvimento dos projetos

Desafios
Gestão Inteligente de Utentes e Visitantes
Guia Turístico inclusivo
Gestão de Cheias
Edge Computing para mobilidade urbana em sensores LIDAR
Desafio Aveiro candidata a Capital Europeia da Cultura 2027.

O Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges integram o Aveiro Tech City.
Em parceria com a Altice Labs, Instituto de Telecomunicações e Universidade de Aveiro, é disponibilizado um Living Lab que engloba uma «rede experimental 5G, assumindo-se como uma das poucas 5G trial Cities na Europa onde startups, scaleups e centros de I&D podem desenvolver e escalar comercialmente as suas soluções».

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions, com um investimento global de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind