Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Câmara abate nove árvore na Av. 25 de abril
2021/04/06

Das 70 árvores da Av. 25 de Abril, em Aveiro, foi considerado «muito urgente» abater nove, consideradas irrecuperáveis, e por colocarem pessoas e bens «em risco», entre 19 «com acentuado risco de fratura», sendo que em 10 serão realizadas podas e tratamentos que «ajudem a diminuir o volume e peso das copas, e assim a probabilidade de fratura» enquanto a maioria apresenta uma «condição débil devido à sua má adaptação ao local, mas sobretudo pela idade avançada, espaço exíguo para as raízes e cortes de pernadas em atarraques», segundo comunicado da Câmara de Aveiro difundido esta esta segunda-feira.

A Câmara diz que quer evitar «que no futuro seja necessário realizar novas operações de abate de árvores».

Esta segunda-feira começou a operação e, segundo avaliação da empresa Tree Plus, encomendada pela Câmara, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, «a condição de declínio dos choupos ficou bem patente (…), por medições dendrométricas, das lesões, identificação dos agentes bióticos e medições da condição do lenho através de resistógrafo», lê-se no comunicado.

Ver estudo de “Avaliação fitossanitária e de risco de fratura das árvores da Av. 25 de Abril”, da Tree Plus / UTAD aqui

O Movimento Juntos pelo Rossio reagiu aqui

A intervenção nas duas filas de árvores da avenida, entre o Museu Santa Joana e a escola Mário Sacramento é um elemento de uma «reabilitação global da avenida, em fase final de projeto, que visa «mais espaço para os peões, ciclistas e espaços verdes com qualidade e sustentabilidade, evitando que no futuro seja necessário realizar novas operações de abate de árvores».

O projeto aponta para um corredor ciclável, valorização do espaço para circulação a pé, uma plataforma de ligação desde a frente da escola José Estevão à Praceta Infante D. Henrique (que liga à Rua de São Sebastião e 5 Bicas.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind