Quinta-feira, 18 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Cidades criam programa para conseguir turistas
2021/03/28

Os municípios de Aveiro, Viseu e Guarda conseguiram 278.805 euros de fundos comunitários do Programa Operacional do CENTRO para um investimento total de 297.255 euros a aplicar num programa cultural em rede, durante este ano, para captar turistas. Pretende-se aumentar a «atratividade cultural e turística dos municípios promotores e da Região Centro».

Os presidentes das três câmaras, Ribau Esteves, Almeida Henriques e Carlos Chaves Monteiro, estão alinhados numa nova frente de «desenvolvimento económico, social e cultural da região centro e do país», contando com a participação «determinante» do Turismo Centro de Portugal.

Este «eixo cultural» designa-se por “A25 – Rede de Criação e Programação” e tem regras de participação dos artistas, como a «valorização do património cultural e natural através da sua dinamização e animação, por via de ‘Intervenções de Luz no Património’, ‘Concertos Improváveis’, ‘Residências Emergentes’, e ‘Comunicação’.

As abordagens artísticas, conceitos de criação e programação cultural devem incidir «sobre os recursos patrimoniais dos municípios, materiais e imateriais, potenciando a sua reinterpretação com resultados na sua atratividade» e a rede espera um «carácter único, inovador e irrepetível às propostas apresentadas», uma vez que serão desenvolvidas «a partir das especificidades de cada lugar, em regime de site-specific».

Outros objetivos são «a promoção da criação artística original, apoio aos criadores locais, promoção da criação artística em rede, oferta de programação cultural itinerante e a comunicação das iniciativas desta operação e respetivos territórios, com vista à projeção dos mesmos no panorama cultural e turístico nacional, assim como junto do mercado alargado».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind