Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
51.840 testes, 3.894 positivos
2021/03/27

Há um ano o Laboratório de Patologia Clínica do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) deu início à pesquisa de SARS-CoV-2 e entre 19 de março de 2020 até ao dia 21 de março deste ano realizou 51 840 testes ao SARS-CoV-2, 3894 dos quais foram positivos. Para a administração é «um número revelador da capacidade de resposta deste Serviço, que hoje está muitíssimo mais consolidado – sobretudo, ao nível da formação de recursos humanos - no que diz respeito à área da Biologia Molecular.

Elmano Ramalheira, Diretor do Serviço de Patologia Clínica do CHBV diz que “a pandemia tornou o Serviço mais capacitado, mais motivado, mas também mais cansado» e «consolidou a importância da Biologia Molecular que «já não é só o futuro, é o presente. E se isto é verdade ao nível nacional, é com toda a certeza verdade ao nível do nosso laboratório que passou de 2 para 7 profissionais dedicados a esta área».

A administração do CHBV identificou quatro momentos marcantes ao longo do ano.


O INÍCIO «Quando as solicitações começaram a surgir por parte do Serviço de Urgência, este Laboratório acreditou ter as condições necessárias para avançar para a pesquisa deste novo vírus. Senão vejamos: tinha, desde 2008, um embrião da área da Biologia Molecular, que investigava, sobretudo, a tuberculose. Área esta que, em 2011, cresceu com a aquisição de um equipamento de processamento e com a integração de uma investigadora, a Drª Sónia Ferreira, que assumiu a pesquisa das cargas virais dos doentes com HIV e Hepatites B e C. Essencial também foi a existência de um equipamento de Laboratório de Biosegurança Nível 3, adquirido em 2017, e que diferenciou bastante o Serviço, uma vez que, a nível nacional, só mais 5 hospitais é que o têm. Com estas três prerrogativas, faltavam, apenas os reagentes necessários à pesquisa ao SARS-CoV-2, que, ainda em março do 2020, quando os primeiros casos surgiram, foram, de imediato, adquiridos. Reunidas as condições, o CHBV começou a processar os testes, tornando-se numa das poucas instituições da Região (públicas e privadas) a fazê-lo. Com a disseminação do vírus, a procura subiu exponencialmente e o CHBV começou a dar resposta não só às solicitações do Serviço de Urgência, mas também às oriundas do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, do Hospital de Ovar (concelho que esteve em cerca sanitária), dos COVIdrives (entretanto dinamizados pelo ACES do Baixo Vouga nos vários concelhos da Região), nas Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPi’s) e creches, procura esta que obrigou à reorganização do Serviço.

A REORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO Percebendo que era urgente dar resposta, o Serviço, através da Dr.ª Sónia Ferreira, deu formação em Biologia Molecular a uma equipa de mais 6 técnicos, que se organizaram em 4 turnos a funcionar 24 horas/24horas, aumentando assim a capacidade de processamento de teste ao SARS-CoV-2 para cerca 400 testes/dia. É de salientar que, nesta altura (abril/ maio 2020) a atividade clínica programada já estava suspensa e, portanto, 90% do trabalho de serologia laboratorial passou a ser dedicado à pesquisa do SARS-CoV-2. Apesar destes reforço e dedicação quase exclusiva, era necessário ampliar, ainda mais, a resposta e a solução veio da Universidade de Aveiro, mais propriamente do seu Instituto de Medicina Molecular.

A PARCERIA COM A UNIVERSIDADE Empenhada em colaborar, a Universidade de Aveiro - que logo nos primeiros dois meses, através do seu Vice Reitor, Professor Artur Silva, colocou ao dispor do CHBV todos os equipamentos da UA - formou, em Maio de 2020, 4 equipas que, sob supervisão do Serviço de Patologia Clínica do CHBV, assumiram a responsabilidade pela partilha e pelo processamento das amostras colhidas nos COVIdrives da Região e nas unidades do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, o que aliviou bastante a pressão no laboratório do CHBV, a quem cabia a validação final de todos os resultados.

A RESPOSTA NA 2º VAGA E A RETOMA DA ATIVIDADE CLÍNICA PROGRAMADA Depois de um Verão mais tranquilo, em que foi possível retomar alguma da atividade programada suspensa, o número de casos voltou a crescer em outubro, atingindo o seu máximo durante o mês de janeiro. Entretanto, os laboratórios privados foram autorizados a testar, o que permitiu que o Centro Hospitalar estivesse absolutamente disponível para responder, em exclusivo, às demandas internas. Atualmente, o Laboratório dá resposta, não só às áreas COVID, mas também já retomou o seu normal funcionamento, de apoio a toda a atividade clínica. Avenida Artur Ravara 3814-501 Aveiro Mais Saúde, Mais Vida! 234 -378300 geral@chbv.min-saude.pt Elmano Ramalheira é o Diretor do Serviço de Patologia Clínica do CHBV e não hesita em considerar que este foi um dos anos mais desafiantes: “A pandemia tornou o nosso Serviço mais capacitado, mais motivado, mas também mais cansado. Respondemos a todos os desafios que, diariamente, nos foram surgindo e tivemos de pôr à prova a nossa capacidade de adaptação. Correu muito bem porque a base foi o trabalho em equipa, de forma comprometida e colaborante”. Para o Diretor do Serviço de Patologia Clínica do CHBV, esta pandemia consolidou a importância da Biologia Molecular que, como diz: “já não é só o futuro, é o presente. E se isto é verdade ao nível nacional, é com toda a certeza verdade ao nível do nosso laboratório que passou de 2 para 7 profissionais dedicados a esta área.” Também para o Diretor Clínico do CHBV, Dr. Frederico Cerveira, médico especialista de Patologia Clínica, “O desempenho do Serviço foi extraordinário e fundamental para a gestão atempada da Pandemia na Região, e creio que ficou evidente a importância da Patologia Clínica na sua capacidade de adaptação tecnológica e de organização, fundamental em contexto hospitalar, mas também importante na articulação com entidades exteriores, nomeadamente a Universidade de Aveiro”. O Serviço de Patologia Clínica do CHBV conta, hoje, com 40 profissionais, de entre os quais 5 médicos especialistas e 4 médicas internas de especialidade, 4 Técnicos Superiores de Saúde, 24 Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, 3 Assistentes Operacionais e 1 Assistente Técnico. Processa, em média, 250 a 300 pesquisas diárias para o vírus SARS-CoV-2 sendo que, em concreto tem capacidade de realizar testes de biologia molecular por RT-PCR em distintos equipamentos, a saber: sistema m2000RT, GENEXpert, VitaPCR, Bio-RAD CFX -96 e por Imunocromatografia TRA».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind