Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Produção de energia com biomassa
2021/02/25

O primeiro ensaio do projeto SUBe para produzir energia elétrica a partir de biomassa foi bem sucedido, segundo comunicado da Universidade de Aveiro que faz o ponto de situação do trabalho em curso desde 2019 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA).

O projeto SUBe - Small Scale Power Generation Unit Using Biomass Gasification é coordenado por Valter Silva e o ensaio desta semana foi mais uma etapa de um «projeto inovador que propõe uma alternativa mais económica, eficiente e sustentável à utilização de combustíveis de origem fóssil» na produção de energia.

Foi o primeiro ensaio efetuado esta semana ao gasificador. Segundo o comunicado, «é necessário gerar biogás num gasificador e de seguida usar esse biogás como combustível num motor de combustão interna que aciona um gerador de energia».

Encontra-se em desenvolvimento a partir da ESTGA-UA, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, pela equipa constituída, para além de Valter Silva, Miguel Mendonça, Fernanda Resende, André Sá, Pedro Gonçalves, Artur Ferreira e António Barbosa.

INFO UA O biogás produzido necessita de ser arrefecido e limpo e, como tal, estes dois estágios são efetuados logo após a sua produção no gasificador. Para além do gasificador, a equipa já desenvolveu o sistema de arrefecimento e limpeza do biogás produzido para posterior uso no motor de combustão interna. Atualmente desenvolvem-se testes ao gasificador, assim como ao sistema de mistura combustível-ar que doseará a entrada de combustível no motor de combustão interna.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind