Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Nova avenida daqui a um ano, mas é «imprevisível»
2021/02/02

A Câmara de Aveiro depositou esta segunda-feira dois documentos no monumento ao Soldado Desconhecido, em mudança de sítio na cidade, uns metros mais para o lado, deixando o centro da avenida, e anuncia a segunda fase da qualificação que arranca com três meses de atraso.

A Câmara justifica com as «condicionantes» da pandemia, as «condições climatéricas adversas em dezembro 2020 e janeiro de 2021» e «dificuldades» de mão-de-obra e materiais. Para a Câmara, são «justificações devida e legalmente aceitáveis», mas admite que o prazo pode ser mais longo.

«Embora na situação que todos vivemos sejam mais imprevisíveis os impactos negativos da Pandemia sobre o desenvolvimento da obra, perspetivamos neste momento que a sua conclusão deve acontecer em fevereiro de 2022, tendo que reiterar a referência à necessidade de ajustamentos futuros que tenhamos de assumir pela dinâmica da obra e da Pandemia», diz a autarquia em comunicado.

Cinco meses depois das obras começarem, e antes do monumento chegar ao novo sítio, a Câmara juntou ao documento de 1933 encontrado quando o «Soldado» «um novo documento», com a data de 29 de janeiro. Lê-se no documento «assinado por várias entidades e pelo Presidente da Câmara, Ribau Esteves, reitera-se «o eterno agradecimento aos Homens que no passado defenderam a Pátria, e de darmos contributo a cada dia que o futuro nos vai trazer, para a Paz em Aveiro, em Portugal, na Europa e no Mundo”».

A Câmara também escreveu que a obra foi “iniciada em agosto de 2020, estando em execução em janeiro de 2021 e até ao final deste ano, e sendo cofinanciada pelos Fundos Comunitários da União Europeia, que neste primeiro semestre de 2021 tem a presidência de Portugal”.

O documento de 1933 perpetua os “filhos deste Concelho que foram mortos no campo de batalha da Grande Guerra – 1914-1918, honrando a pátria”, segundo o documento depositado pelo presidente da Câmara de então, Lourenço Peixinho.

Segundo a Câmara, «os dois documentos, separados por 88 anos, estão agora juntos no interior da estátua, para que a história, a memória e a honra dos nossos concidadãos continue bem viva em cada uma das novas gerações do nosso Município de Aveiro».

Novo cronograma
A Câmara acha que a obra consegue compatibilizar «com a vida da Avenida» e mantém o pedido para a «compreensão de todos».

Comunicado da Câmara:
«Fase 2 da obra, na metade da Avenida do lado direito de quem a sobe (sentido “Pontes” – Estação da CP). Num primeiro momento até ao cruzamento do Antigo Cinema Avenida, e num segundo momento, logo que se inicie a circulação do trânsito automóvel da Avenida-Praça, até ao cruzamento com a Rua Dr. Alberto Souto.
Vão continuar em fase final de execução as Fases 1 (Avenida-Praça entre a Antiga Capitania e o Antigo Banco de Portugal) e a Fase 8 (junto à Estação da CP), perspetivando-se a sua finalização no início do mês de março de 2021.

Novo cronograma - 8 Fases.

Fase 2 em detalhe
Nesta segunda Fase 2 que estamos a iniciar vamos transplantar as 17 árvores existentes, para o Parque Aventura e para o Parque da Cidade / Parque dos Amores, e implementar alterações à circulação rodoviária, o que será devidamente sinalizado. Cuidaremos também de ter o transplante de todas as árvores da Avenida com essa definição, concretizado em fevereiro e março 2021, dado ser a época do ano mais propicia para que tenhamos sucesso na vida das árvores no local para onde vão ser plantadas.
Neste mês de fevereiro 2021 fica terminada a recolocação do “Monumento aos Mortos da Grande Guerra / Soldado Desconhecido”, numa operação delicada e que tem decorrido muito bem».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind