Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
24 mortos nos últimos cinco dias
2021/01/20

Nos últimos 5 dias, faleceram 24 pessoas com COVID, num total de 47 óbitos, no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) (hospitais de Aveiro, Estarreja e Águeda). A administração do CHBV ressalva «desde a última semana, à semelhança do que está a acontecer em todo o território nacional, a mortalidade, nos hospitais, tem crescido de forma acentuada».

Nesta quarta-feira, às 11:00h, estavam 150 doentes internados em enfermaria, nove doentes internados na Unidade de Cuidados Intensivos, numa gestão de vagas diária, sendo que, «havendo necessidade, há capacidade para alargar, no imediato, os internamentos em enfermaria».

Nos Cuidados Intensivos, dos nove doentes internados, esta quarta-feira cinco tem idade compreendida entre os 60 e os 69 anos, sendo que quatro são do sexo masculino e um do sexo feminino. Segundo a administração, «para além da gestão nacional em rede que tem vindo a ser feita, tem contribuído para a gestão das 10 camas da UCI, a Unidade de Cuidados intermédios, com
capacidade para 8 doentes».
Na Urgência, esta terça-feira, 32% dos episódios foram relativos a patologia respiratória (82 adultos e 17 crianças) e das 68% de pessoas que recorreram ao Serviço de Urgência com outras patologias, 33 foram atendidas na Urgência Pediátrica e 181 na Urgência de Adultos.

Também na terça-feira ontem, foram realizados no CHBV, 217 testes à COVID 19, sendo que 27% testaram positivo.

Morgue
Quanto à situação da morgue, cujas notícias referiam «grande dificuldade em dar resposta ao elevado número de cadáveres que chegam às instalações, devido ao aumento da mortalidade relacionada com a covid-19», o comunicado do hospital diz que «há, alegadamente, lista de espera nos crematórios e, alegadamente, por razões sanitárias, maiores dificuldades em agendar as cerimónias fúnebres, o que leva as agências funerárias a protelar o levantamento dos corpos».

O comunicado alega que «com o evoluir da pandemia, as condições, a jusante e a montante alteraram-se (e alteram-se diariamente)», apontando para o falecimento de 24 pessoas com COVID nos últimos cinco dias.

Alega também que a morgue do CHBV recebe também «cadáveres do exterior (que aguardam decisão de necessidade de autópsia) que, nos últimos 5 dias, foram 12». Há uma conjugação de fatores que, segundo o CHBV, «tem dificultado a gestão do espaço».
O Centro Hospitalar diz que está perante uma «Situação de exceção, mas está a ser acompanhada, desde o primeiro minuto, que, como até então, tem garantido, garante e garantirá a dignidade e segurança do espaço da morgue.

Para manter a «dignidade dos cadáveres», o CHBV decidiu instalar um contentor frigorífico que será instalado esta quinta-feira. «De forma a garantir a integridade dos cadáveres à espera de decisão de autópsia, estes têm tido– como habitualmente – prioridade na ocupação da câmara frigorífica», segundo o CHBV.

O CHBV informa que «dispõe de um espaço próprio, com as condições
necessárias, para receber os cadáveres oriundos dos internamentos, Serviço de Urgência e do exterior (com necessidade de autópsia), uma capela e salas de trabalho, uma câmara frigorífica com capacidade para oito corpos, «cabendo ao CHBV a sua manutenção».

INFO CHBV
Este espaço é cedido, a título de co-ocupação e de forma gratuita, ao Instituto de Medicina Legal, para que os seus colaboradores possam nele levar a cabo as necessárias perícias legais, entre elas, as autópsias. Esta partilha de espaço dura há já vários anos e tem decorrido da melhor forma.
O espaço da Capela já foi adaptado, tendo sido adquirida uma plataforma de acondicionamento de cadáveres, de forma a garantir a sua digna acomodação, enquanto aguardam o respetivo levantamento por parte das agências funerárias».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind