Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
41 casos positivos em dois lares de idosos
2021/01/02

Em dois lares idosos de Estarreja, há 41 pessoas infetadas com o novo coronavírus, segundo informação difundida este sábado pela Câmara Municipal, sendo que dois dos utentes estão internados em estado grave no Hospital de Aveiro.

Na Associação Humanitária de Salreu, de um total de 37 utentes, 13 deram positivos, dois dos quais encontram-se internados, enquanto dos 17 funcionários, cinco testaram positivo.

Na Fundação Cónego Filipe, 17 utentes deram positivo de um total de 47. Dos 54 funcionários, seis testaram positivo.

Segundo a autarquia, até segunda feira serão testados todos os funcionários.

Entretanto, uma vez que as valências de jardim-de-infância e creche são independentes das instalações dos lares, «estão «reunidas todas as condições de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde no sentido de manter o normal funcionamento desses serviços».

Com o aparecimento de casos positivos de COVID-19 no final do ano, a Delegada de Saúde de Estarreja, Iolanda Duarte, promoveu a testagem nos dias 30 e 31 de dezembro e 2 de janeiro de 2021 a utentes e funcionários acionando os Planos de Contingência. Com os resultados obtidos realizou-se um reunião de emergência, este sábado à tarde, entre o presidente da Câmara, responsável máximo da Proteção Civil Municipal, Diamantino Sabina, Delegação de Saúde Pública Local e responsáveis das instituições, que transmitiram as «maiores dificuldades sentidas, nomeadamente ao nível de recursos humanos para assegurar os cuidados necessários aos utentes, que se encontram divididos em isolamento profilático (em áreas não COVID) ou em áreas COVID, consoante a sua situação clínica».

Perante a situação, a Câmara que continua a garantir a estas instituições Equipamento de Proteção Individual (EPI), está a «envidar todos os esforços, a articular com as entidades locais e a accionar todos os meios disponíveis para dar uma resposta rápida a uma eventual necessidade de mobilização de idosos não infetados».

Na reunião, foi decidido «acionar as Áreas de Retaguarda locais; convocar a rede local de IPSS, fazendo um apelo geral à cedência de recursos humanos; convocar a Segurança Social, para ativar as brigadas de intervenção rápidas; apelar, mais uma vez, ao espírito solidário e voluntário de Auxiliares, Enfermeiros e Médicos, através da participação na Bolsa Municipal de Voluntários Técnicos, para dar apoio às IPSS e ao funcionamento do equipamento de retaguarda, na prestação dos cuidados aos idosos».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind