Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Festival sueco e Aveiro iniciam colaboração
2020/12/15

A realização do Music Tech Fest (MTF) - MTF Labs Aveiro e o MTF Sparks Aveiro, em outubro último, foi o «primeiro passo de uma colaboração contínua entre a organização MTF Labs na Suécia e a Cidade de Aveiro», segundo comunicado da Aveiro Tech City difundido esta segunda-feira.

Uma colaboração que «continuará a trazer referências nacionais e internacionais do mundo das artes e da ciência para Aveiro, bem como levar as incríveis ideias, criatividade e inspiração de Aveiro para o mundo», segundo o comunicado. Em outubro último, na semana tecnológica, reuniram em Aveiro 50 investigadores e empreendedores de 22 países para «inventar o futuro numa semana intensiva online e offline».

O MTF Labs e o MTF Sparks são atividades do Music Tech Fest (MTF) que se transferiram para o centro de Aveiro entre 12 e 17 de outubro, «fazendo parte de um dos principais eventos de cultura, arte e tecnologia a nível nacional» – a Aveiro Tech Week, que juntou, durante mais um dia, de 12 a 18, o Criatech, o Techdays Aveiro e o Prisma / Art Ligh Tech. O resultado foram «várias parcerias e o desenvolvimento de novos projetos ganharam e lançaram bases para novas colaborações».

INFO Aveiro Tech City - «uma semana com o carimbo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e da iniciativa Aveiro Tech City»

«Aos investigadores e empreendedores dos quatro cantos do mundo juntaram-se 88 participantes - na sua maioria estudantes e investigadores do INESC-TEC na Universidade do Porto, da ESMAD no Instituto Politécnico do Porto, do Programa Conjunto MCT entre a NTNU em Trondheim e a Universidade de Oslo, e do Art+Science Research Group na UNAM na Cidade do México - entre eles personalidades nacionais e internacionais como Paul D. Miller, também conhecido por DJ Spooky, a artista pioneira de sistemas biológicos Marta de Menezes, o maestro de orquestra Martim Sousa Tavares, Alexandra Murray-Leslie e Melissa E Logan do grupo de arte feminista Chicks on Speed, entre muitos outros.
Sob o tema Another Green World os participantes em conjunto, trabalharam com tecnologia de ponta, juntando conhecimentos e experiências para criar novos projetos, produtos, negócios e colaborações entre artistas e cientistas da sua rede global.
O MTF Sparks, dirigido a jovens, ganha forma enquanto oficina criativa dinamizada de uma fora divertida e educativa, orientada por especialistas que exploram o som, computação física, criatividade, ciência e produção, junto de crianças e adolescentes. A oficina criativa realizou-se sempre durante a manhã e os jovens tiveram a oportunidade de mostrar os seus projetos à tarde num showcase aberto à comunidade».

Vídeo-narrativas do MTFLabs Aveiro e do MTFSparks Aveiro, produzidas no âmbito do Music Tech Fest (MTF) Video Open Call por Nuno Barbosa e Lui Avallos, vencedores da primeira edição do projeto:

MTF Sparks aqui
MTF Labs aqui e
Versão integral aqui

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind