Quarta-feira, 24 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Três frentes principais e 90 milhões de euros
2020/10/30

Com um orçamento de 90,1 milhões de euros, a maioria PSD-CDS apresentou, esta quinta-feira, em conferência de imprensa as Grandes Opções do Plano (GOP) o para o próximo ano. O orçamento e as GOP serão votados esta sexta-feira pelo Executivo camarário e pela Assembleia Municipal, no final de Novembro.

A Câmara também vota esta esta sexta-feira o pacote fiscal para 2021, concretamente, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI),Participação Variável no IRS, Derrama, Taxa Municipal de Direitos de Passagem, Tarifa de Resíduos Urbanos e Tabela de Preços dos serviços auxiliares.

As três frentes principais serão em 2021 «consolidar a recuperação financeira da CMA, atingindo o valor de 1,5 no rácio dívida/despesa corrente; desenvolver elevados níveis de investimento em várias áreas da gestão, com destaque para a Educação, a Qualificação Urbana, a Habitação Social, o Desporto e a Cultura e combater a Pandemia do Coronavírus/Covid-19, com especial atenção aos cidadãos mais vulneráveis e aos mais desfavorecidos e disponibilidade para as necessárias parcerias institucionais».

Esta terça-feira, o Executivo, em reunião extraordinária, pública, irá votar as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2021 e o pacote fiscal para o mesmo ano, concretamente, Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI),Participação Variável no IRS, Derrama, Taxa Municipal de Direitos de Passagem, Tarifa de Resíduos Urbanos e Tabela de Preços dos serviços auxiliares.

São «novas apostas» o Centro Interpretativo da Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro (projeto e lançamento de concurso da obra) na Antiga Biblioteca Municipal, o Arquivo Municipal no antigo Colégio Alberto Souto, o edifício provisório da Escola do Bonsucesso no decorrer da sua obra de qualificação e ampliação, a descentralização e as Casas Mortuárias de São Jacinto e Oliveirinha
São áreas principais a Qualificação Urbana e Viária (18 milhões de euros), Educação (10 milhões de euros para obras e projetos e cinco milhões de euros para atividades e serviços); Cultura (3,3 milhões de euros para obras e 4,6 milhões de euros para atividades), para o desporto 4,6 milhões de euros e três milhões de euros para Habitação Social (Santiago, São Jacinto, Eixo).

Novos concurso a lançar são a segunda ponte junto à Eclusa no Canal das Pirâmides, a qualificação da ligação da Rotunda do Marnoto à Eclusa, o pavilhão desportivo/oficina no EMA, o pavilhão e Piscina ex-IPDJ, a qualificação do Museu de Aveiro/Santa Joana e a qualificação do Adro da Sé e Monumento à Muralha de Aveiro (projeto do Arq. Siza Vieira).

São projetos especiais com parceiros o Aveiro Tech City e o desenvolvimento da candidata de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 .Apesar da pandemia, a Câmara prevê, no próximo ano realizar a Feira de Março (Março/Abril), a Maratona da Europa Aveiro (Abril), comemorações do Feriado Municipal (Maio), o Festival dos Canais (Julho), o Festival Dunas de São Jacinto (Agosto), o Aveiro Tech Week/Techdays + Criatech + PRISMA (Outubro), a Nova Agrovouga (Novembro) e o programa Boas Festas em Aveiro (Natal, Ano Novo, São Gonçalinho) (Dezembro/Janeiro)

Ver GOPs
aqui

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind