Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Módulo de habitação instalado em menos de 24 horas
2020/10/08

Um sistema de construção inovador, com um modulo base de 3x3 metros e 22,5 m3, com instalação em menos de 24 horas por uma ou duas pessoas e sem recurso a gruas ou equipamentos auxiliares de elevação ou carga, foi desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro - Carlos Relvas, António Ramos, Jorge Ferreira, Mónica Oliveira e Nelson Martins e a empresa Dreamdomus.

Segundo comunicado da UA, «o desenvolvimento do sistema tem sido orientado para a sua utilização na área habitacional e de construção civil, mas o conceito poderá ser utilizado em outras áreas industriais, nomeadamente na industria de mobiliário».

O mesmo comunicado diz que «os estudos desenvolvidos no âmbito do projeto de co-promoção realizado com a empresa Dreamdomus e em fase de conclusão, permitem desde já concluir que os módulos garantem boas condições de habitabilidade e conforto e podem ser uma boa solução na utilização de espaços temporários multifuncionais ou até mesmo na criação de alojamento temporário nomeadamente residências para estudantes». Ao módulo base «podem ser acrescentados outros módulos idênticos ou com dimensões submúltiplo deste».

A empresa Dreamdomus expõe o módulo na TEKTÓNICA –de 8 a 11 de Outubro de 2020 na FIL, em Lisboa.

A patente desta construção foi publicada no Boletim da Propriedade e a patente internacional deverá ser publicada em breve.

INFO UA
O sistema de construção modular é muito fácil de produzir, transportar e montar o que torna excelente a sua aplicação na construção pré-fabricada ou modular. Este sistema tem como elemento nuclear, um bloco dotado de uma geometria especifica que apresenta as seguintes vantagens: pode ser utilizado em paredes exteriores ou interiores; as paredes não racham, não precisam de manutenção e o seu acabamento interior e exterior poder ser completamente personalizado. É leve, compacto, fácil de transportar e acondicionar, permite uma montagem fácil e isenta de erros. A ligação entre os elementos é guiada, auto ajustável, estável e desmontável, podendo ser montado em diferentes orientações atendendo à simetria dos encaixes de ligação. Os blocos podem ser produzidos em diferentes tipos de materiais e ser reutilizados o número de vezes que se pretender uma vez que as ligações entre estes não é colada.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind