Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Autoridades recomendam estado de vigilância
2020/10/02

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam a «toda a comunidade marítima e à população em geral um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras». Segundo comunicado, o estado do mar apresenta «características de um mar de Inverno e, por isso, os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras».

As previsões apontam para um agravamento excecional das condições de agitação marítima nas regiões norte e centro (acima do cabo Mondego) de Portugal Continental, entre as 06.00h deste sábado e as 06.00h de segunda-feira, provocada pela passagem da depressão ALEX no golfo da Biscaia.
Segundo as autoridades a ondulação será proveniente «do quadrante Noroeste com altura significativa que poderá atingir os 6 metros e período médio a variar entre os 10 e os 12 segundos. O vento poderá registar velocidades superiores a 60 km/h e rajadas acima de 85 km/h, também do quadrante Noroeste».

Recomendações para as regiões costeiras norte e centro:
- Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
- Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos;
- Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima;
- Evitar a pesca lúdica, mais concretamente junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind