Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Mortandade de peixes no rio - Câmara faz queixa
2020/09/27

A Câmara de Estarreja comunicou este sábado ao SEPNA-Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, da GNR e à APA–Agência Portuguesa do Ambiente o derramamento de leite no Rio Ul, afluente do rio Antuã, que atravessa a cidade, e vai «pedir responsabilidades, a quem de direito, pela grave mortandade na fauna que poderá demorar anos a voltar a ser o que era».

Segundo comunicado da autarquia, «há já alguns meses, a Câmara comunicou ao Ministério do Ambiente a sua preocupação com a qualidade da água que chega ao Rio Antuã, estando o problema a montante do Concelho de Estarreja».

Um «episódio inadmissível em pleno séc. XXI» que a Câmara «lamenta profundamente». O comunicado da autarquia refere que «está atenta, a acompanhar o evoluir da situação, com especialistas no terreno e aguarda os resultados da análise à água, para perceber as reais consequências desta descarga».

A Câmara de Estarreja refere-se a um comunicado do município de Oliveira de Azeméis desta sexta-feira segundo o qual «uma unidade fabril deste concelho alertou as autoridades para o derramamento de leite no Rio Ul».
O município lamenta que «infelizmente, não tardou a expandir esta contaminação às águas que atravessam a cidade de Estarreja. Ao final da tarde de hoje (este sábado) foi possível verificar o impacte ambiental desta descarga, afetando gravemente a fauna que aqui habita, havendo já centenas de peixes mortos num cenário desolador».

A colheita de amostra da água contaminada foi feita «de imediato» pela Associação de Municípios do Carvoeiro-Vouga, concessionária do sistema regional do Carvoeiro «para que seja feita a análise da substância que terá originado a contaminação das águas do Rio Antuã».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind