Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA identifica infetados sem contato
2020/09/21

O projeto "TO2 – Postos de medição sem contacto de saturação de oxigénio e temperatura" envolve um dispositivo em desenvolvimento na Universidade de Aveiro que «permite através de sensores medir sem contacto dois parâmetros fisiológicos indicadores da Covid-19 - nível de oxigénio e temperatura, desenvolvendo e integrando sensores em postos portáteis para medição sem contacto em locais de acesso onde é maior a probabilidade de aglomeração de pessoas».

Designamente, «locais onde é mais difícil assegurar o cumprimento rigoroso das recomendações sanitárias ou de distanciamento social, como transportes públicos, aeroportos, escolas, empresas, centros comerciais, conferências, eventos, espetáculos, e mesmo hospitais (triagens), entre outros».
Será possível identificar precocemente potenciais infetados com Covid-19 e atuar mais cedo, «diminuindo o risco de transmissão comunitária do novo coronavírus e melhorando a eficácia dos tratamentos. Além disso, a medição sem contacto, aliada ao cumprimento das normas sanitárias das entidades competentes, previne possíveis contágios indiretos através do próprio dispositivo».

O Projeto envolve ainda o Centro Hospital do Baixo Vouga e já mereceu parecer positivo do INFARMED e financiamento da Agência Nacional de Inovação (ANI).

A investigação é coordenada por João Veloso, professor do Departamento de Física e investigador do Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (I3N) e diretor do Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica integrando Armando Pinho, Susana Brás, João Rodrigues - Comunicação e Arte (DeCA) - Ana Isabel Veloso -, para além do Departamento de Física (DFis) - Ana Luísa Silva, Pedro Correia.

Enviar por email  Imprimir
O dia seguinte
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind