Quarta-feira, 24 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
100 anos de amor de Vasco Branco
2020/09/21

Na literatura, cinema, cerâmica e pintura, a celebração do centenário do nascimento do aveirense Vasco Branco (1919-2014) entre a próxima sexta-feira e domingo, dias 25, 26 e 27 de Setembro, um programa de três dias organizado pela Câmara Municipal de Aveiro e produzido pela VIC Aveiro Arts House/Navalha. Uma celebração que «tentará fazer jus ao espírito irrequieto e plural do artista».

A organização valoriza «um dos seus mais queridos e multifacetados artistas. A sua existência partilhada e vibrante permanecerá para sempre enraizada no Bairro da Beira-Mar, na vida dura dos marnotos, nos artefactos, na faina e na laguna, que viriam a ser o grande tema da sua obra».

A organização anuncia para estes dias uma exposição de pintura e cerâmica de Vasco Branco, uma instalação desenvolvida a partir dos seus moldes cerâmicos; um itinerário pela sua obra pública; uma mesa redonda; duas sessões de cinema ao ar livre, com filmes do autor sonorizados ao vivo; uma leitura partilhada dos seus textos dramáticos; e o lançamento do livro intitulado Legendas da Cidade Salgada, que dá voz e imagem à intimidade do homem e da obra com a cidade de Aveiro.

O texto que anuncia o programa apresenta Vasco Branco que «quis uma vida para lá da mediocridade e da ditadura de Salazar, e fê-lo de muitos modos e muitas artes». E aponta para numerosos prémios nacionais e internacionais na Literatura, no Cinema de curta-metragem, como a Menção Especial no Festival Internacional du filme Amateur de Cannes, festival cujo júri integrou no ano seguinte.
Os seus painéis cerâmicos estão em Aveiro ou no Japão e «só o estilo une a diversidade dos processos e recursos de um artista que foi experimental em toda a extensão da sua obra vertiginosa, passando de uma arte a outra no colapso de um instante».

E a sala de cinema de sua casa que «voltou recentemente a acolher uma programação cultural de vanguarda pelas mãos do projecto VIC // Aveiro Arts House, era sede cultural da resistência ao regime, onde se reuniam as figuras de proa da cultura oponente, vindas também de outras terras como Porto e Coimbra».

Vasco Branco também foi divulgador cultural, foi co-fundador do Cineclube de Aveiro, da AveiroArte, do Clube dos Galitos e da Fundação João Jacinto de Magalhães, colaborou em revistas e jornais como O Mundo literário, Bandarra, Litoral, Libertação, e esteve no ensino do Cinema e da Cerâmica.

Segundo Rosa Alice Branco, “entre 25 e 27 de Setembro, Aveiro celebra 100 anos de amor às artes, à vida e a uma cidade com quem Vasco Branco dialogou através de todas as formas de expressão artística que praticou; celebra esse azul diáfano e puríssimo que se fez ria e delta de sonhos e brincadeiras e o modo como desse azul fez um corpo de mãe e de mulher amada; celebra a força interior que está na origem da experimentação, acima de qualquer fórmula bem conseguida; celebra o amor a todas as pessoas e cada uma que se cruzaram num ápice, ou numa vida com o seu olhar, a sua respiração; celebra a preocupação genuína, que surge nos seus textos, com o destino das gentes e do planeta que habitamos”.

Programa

SÁB 19 set
16h00 | Museu da Cidade de Aveiro
Variações quase sentimentais sobre uma cidade
Inauguração da exposição de pintura e cerâmica de Vasco Branco / instalação

SEX 25 set
21h30 | Jardim do Museu de Aveiro / Santa Joana
Filmes VAB apresenta
Cinema de Vasco Branco, projetado ao ar livre e sonorizado ao vivo por Samuel Martins Coelho e Hugo Branco

SÁB 26 set
11h00 | Seminário de Santa Joana Princesa
Roteiro Impopular de Aveiro
Itinerário pela obra pública de Vasco Branco
guiado por Sérgio Azeredo (visita difundida através das redes sociais)

16h00 | ATLAS Aveiro – Edificio Fernando Távora
Conversas do Trianon
Mesa redonda sobre Vasco Branco
com Anabela Branco de Oliveira, Jaime Borges, Lauro António, Maria João Tudela e Vasco Pinto Leite, moderada por Rosa Alice Branco
21h30 | Jardim do Museu de Aveiro / Santa Joana
Filmes VAB apresenta
Cinema de Vasco Branco, projetado ao ar livre e sonorizado ao vivo por Samuel Martins Coelho e Hugo Branco

Domingo 27 set
16h00 | ATLAS Aveiro – Edifício Fernando Távora
Legendas da Cidade Salgada
Lançamento do livro sobre Vasco Branco
por Valter Hugo Mãe

17h30 | Museu da Cidade
Variações quase sentimentais sobre uma cidade
Visita à exposição de pintura e cerâmica de Vasco Branco / instalação (visita difundida através das redes sociais)

21h30 | Teatro Aveirense
À Boca de Cena
Leitura partilhada de textos dramáticos de Vasco Branco com Rosa Alice Branco

RESERVAS
Dadas as limitações de lotação impostas pela presente situação de pandemia, a organização aconselha os interessados em participar neste eventos a realizar a sua reserva até ao dia 24 de Setembro, através do email museusdeaveiro@cm-aveiro.pt

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind