Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Há cinco projectos 5G em curso em Aveiro
2020/09/10

Inovações tecnológicas na área da saúde estão em desenvolvimento por empresas startups no âmbito da 1ª edição do Aveiro 5G Challenges que «desafiou empreendedores nacionais e internacionais a apresentarem soluções tecnológicas baseadas no 5G. A apresentação pública será depois do desenvolvimento e formação, em outubro.

Blankit, Nu-Rise, VideoOculograph e Biometric são quatro das 10 finalistas da primeira edição do Aveiro 5G Challenges e estão na fase de mentoria, dinamizada pela Beta-i, recebendo apoio técnico «para desenvolverem os seus projetos na área da saúde, fazendo uso da tecnologia 5G», segundo comunicado da Câmara de Aveiro que promove o projeto Aveiro STEAM City, cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional–FEDER,através do programa Urban Innovative Actions, com um investimento global de 6,1 milhõess de euros e um apoio FEDER de 4,8 milhões de euros.

Blankit
A start-up mexicana Blankit, sob o compromisso de “tornar as casas e os hospitais mais inteligentes melhorando a oferta ao nível de saúde”, está agora no processo de desenvolvimento de um monitor de ECG Holter. Este aparelho fará uso da tecnologia 5G para monitorizar e analisar o ritmo cardíaco.

Nu-Rise
A Nu-Rise, pretende elevar a tecnologia de radioterapia ao próximo nível. A startup portuguesa está a desenvolver uma tecnologia que vai permitir aos médicos, em tempo real, ver o impacto das doses administradas, dando a possibilidade de ajustar o tratamento, sempre que necessário.

VideoOculograph
Diretamente da Rússia para Aveiro, a ViodeoOculograph vem desenvolver a primeira solução que permite fazer um diagnóstico, altamente preciso, de um determinado número de doenças oculares, sem existir qualquer contacto com o olho, bem como o tratamento não invasivo das patologias, através de abordagens que recorrem à inteligência artificial e ao machine learning. Esta tecnologia também inclui um detetor de mentiras funcional, que funciona através da captação dos movimentos involuntários dos olhos e das pupilas.

Biometric
A italiana Biometric está dedicada à produção de um têxtil com biossensores, capazes de analisar a transpiração dos atletas, com o objetivo de melhorar a sua performance. Através da análise realizada pelo biossensor incorporado no têxtil, será possível determinar os níveis de hidratação de cada atleta. Com a ajuda de uma aplicação para smartphone, será possível comunicar, em tempo real, os parâmetros biológicos do suor e informar o seu utilizador sobre quando e como se hidratar.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind