Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
O que muda durante a obra da avenida
2020/08/17

A obra de requalificação da Av. Lourenço Peixinho começou esta segunda-feira e, conforme comunicado pela autarquia, com um orçamento de 4,2 milhões de euros e um prazo de execução de 16 meses.

A empreitada encontra-se na primeira fase, desenvolvendo-se entre as Pontes e o Banco de Portugal e junto à Estação da CP. A obra avançará no sentido ascendente, primeiro do lado direito e depois do lado esquerdo.

Nesta primeira fase e para construção da conduta coletora e de descarga das águas pluviais na Ria, estará cortado o acesso à Avenida via “Pontes” em ambos os sentidos, bem como a entrada através da Rua Conselheiro Luís de Magalhães

A Rua Comandante Rocha e Cunha que permite a saída da Avenida no sentido Poente – Nascente, também terá os seus acessos interditados a partir do cruzamento com a Rua do Senhor dos Aflitos, sendo que a saída a Nascente deverá ser realizada via túnel ou através do acesso ao Largo da Estação da CP, criado para o efeito.

Os transportes públicos vão manter os seus circuitos normais, salvo na parte da Avenida onde não poderão circular na fase da obra da zona da “Avenida-Praça”, em que terão circuitos e paragens alternativas e próximas.

Durante a obra, o trânsito automóvel vai manter, quase sempre, a circulação na Avenida em duas faixas de rodagem, uma em cada sentido (ascendente e descendente), existindo também zonas de estacionamento automóvel.


Cronograma

A partir de 1 de dezembro do presente ano e até 12 de fevereiro de 2021, os trabalhos passarão para a Zona 2, entre o antigo Banco de Portugal e a Rua do Eng. Silvério Pereira da Silva. Entre 13 de fevereiro e 19 de março de 2021 a obra prossegue no troço imediatamente seguinte até à Rua do Eng. Oudinot (Zona 4). A área restante da Avenida no sentido rodoviário poente - nascente, definida no planeamento como Zona 6 deverá entrar em execução a 20 de março, prolongando-se por pouco mais de um mês, até 23 de maio de 2021.

A Zona 3 entre a Rua Conselheiro Luís Magalhães e a Rua do Dr. Alberto Souto será renovada entre 24 de maio e 03 de agosto de 2021, a Zona 5 que se prolonga entre esta última e a Rua do Eng. Oudinot será qualificada de 04 de agosto a 06 de setembro de 2021 e a Zona 7 que se segue até à Rua Dr. Luís Gomes de Carvalho acontece de 06 de setembro a 18 novembro, altura em que se espera a conclusão da qualificação total da Avenida.

Ver cronograma da obra aqui

Segundo o plano haverá mais árvores, será uma avenida sem semáforos, «com quatro faixas de circulação limitada a 30 km/h e com pavimentos que vão reduzir em muito a emissão de ruido. Duas dessas faixas vão ser vias dedicadas para ciclovias e transportes públicos».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind