Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Plano relança projeto inovador de resíduos
2020/08/05
















A experiência de recolha de lixo segundo o projeto europeu LIFE PAYT, que no início do passado mês de Julho último a Câmara de Aveiro considerou tratar-se de “um projecto revolucionário em termos culturais que não pega em Portugal”, será retomada em Agosto com 26 contentores com controlo de acessos na Urbanização da Forca Vouga.

Questionado, em Julho, na Assembleia Municipal, o presidente da Câmara, Ribau Esteves disse que «era bom que analisassem as cidades portuguesas que estão envolvidas, é um fracasso quase total, mas há uma em que o fracasso é mais pequenino, que é Aveiro».

Apesar do «fracasso», «mais pequenino» do que outras cidades, a autarquia tem um plano. Não se referindo a questões «culturais», a autarquia refere-se a «problemas mecânicos com o tipo de contentor instalado, o que levou a longo processo de trabalho com o prestador de serviço para encontrar a melhor solução. Neste sentido, esta segunda versão tem uma tampa mais robusta, com uma abertura mais larga e um tambor simples com menos possibilidade de avaria».

Contudo além do problema da tampa, é preciso «espírito de cooperação e de responsabilidade social, sabendo que alguns desafios europeus na área dos resíduos urbanos e bio-resíduos integram a mudança de hábitos, práticas e comportamentos dos cidadãos, que exigem tempo, determinação e mais projetos-piloto, de forma a que a evolução positiva que temos conseguido na gestão de resíduos urbanos no Município de Aveiro, continue no futuro próximo».

O projeto pretende «reduzir a factura do serviço de recolha de resíduos sólidos urbanos e aumentar a separação».


Plano

17 a 31 de agosto de 2020 – instalação da segunda versão dos 26 contentores PAYT na área de demonstração da Urbanização da Forca-Vouga. Enquanto esta instalação decorre e o sistema é operacionalizado, iremos manter os contentores normais ao lado dos contentores PAYT;


31 de agosto a 5 de setembro (2ª feira a sábado) e 12 de setembro (sábado) - junto ao estacionamento da Rua Dr. Orlando Oliveira terá à sua disposição um ECO QUIOSQUE, que funcionará nos dias úteis das 15h00 às 19h00 e aos sábados das 9h00 às 12h30. Caso tenha perdido o cartão de acesso PAYT ou as credenciais de acesso à plataforma do LIFE PAYT, neste ECO QUIOSQUE poderá levantar uma segunda via do cartão de acesso bem como solicitar novamente as credenciais. Em alternativa, a partir de 31 de agosto até 14 de setembro, poderá também solicitar estes elementos por email para aveiro@life-payt.eu ou por telefone n.ºs 234406428 e 234406412. De notar que a segunda via do cartão implica a ativação deste novo cartão e a desativação do cartão antigo, que foi perdido ou extraviado. Os utilizadores não ficam com dois cartões ativos para usar. Também no ECO QUIOSQUE poderá esclarecer as suas dúvidas sobre a implementação do projeto LIFE PAYT na área piloto da Urbanização da Forca-Vouga;


15 de setembro a 16 de novembro de 2020 - Na área piloto da Urbanização da Forca-Vouga só existirão contentores PAYT acessíveis com o cartão de acesso.


Para mais informação e acesso a documentos do LIFE PAYT
https://www.life-payt.eu/pt/.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind