Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
MUBi pede vias na avenida para bicicletas e peões
2020/05/11

A MUBi apresentou à autarquia de Aveiro um conjunto de medidas de acção urgentes para transformação do espaço público e apoio da mobilidade activa (caminhar e andar de bicicleta) para protecção da saúde dos cidadãos, no pós confinamento da COVID-19 que inclui a «supressão de vias de trânsito na Lourenço Peixinho para alargamento de passeios»,

As recomendações da Secção Local de Aveiro MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, com carácter de urgência, incluem a «supressão de uma via de trânsito em cada sentido na Av. Lourenço Peixinho, para alargamento dos passeios, o fecho da Rua João Mendonça ao tráfego automóvel».

Segundo a MUBi, «seria inaceitável, nas vias com maior circulação de pessoas e condições semelhantes, a manutenção do espaço rodoviário, enquanto que quem se desloque a pé esteja impedido de guardar a distância recomendada de segurança para protecção do risco de contágio quando passa por outros peões».

A MUBi propôs ao Município de Aveiro «medidas prioritárias, rápidas e de baixo custo, para apoiar e fomentar a utilização dos modos activos de deslocação durante a saída do confinamento», através de corredores de saúde realocando espaço anteriormente do automóvel aos modos activos, através do fecho de ruas ao tráfego motorizado ou da supressão de vias de trânsito ou lugares de estacionamento para o alargamento de passeios e criação de ciclovias, incentiva as deslocações a pé e em bicicleta e assegura o necessário distanciamento físico».

A organização sugere ainda «planos de urgência de estímulo à mobilidade em bicicleta, parqueamentos seguros para velocípedes, campanhas de comunicação incentivando ao uso dos modos activos, uma alternativa segura e saudável ao automóvel individual ao mesmo tempo que contribuem para o descongestionamento dos transportes colectivo».

Também recomenda a redução de velocidades e a fiscalização dos comportamentos de risco dos condutores de vículos motorizados.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind