Terça-feira, 23 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Vai começar a obra para afastar zona de rebentação
2020/04/19

Vai começar a obra para afastar a zona de rebentação entre a Costa Nova e a Vagueira

É o maior shot de areia de sempre
- vai custar 12 milhões de euros


A obra que vai começar na Costa Nova espera conseguir que «a zona de rebentação da ondulação fique mais afastada da linha de costa, evitando, ainda, o recuo da linha de costa e a consequente perda de território» e serão pagos 12,2 milhões de euros ao consórcio de empresasINERSEL, SA/JAN de NUL para o fazer durante 136 dias.

Serão usados 2.375.000 metros cúbicos de areia que serão colocados na «zona imersa» das praias, reforçando o Cordão Litoral a Sul Costa Nova, entre a Costa Nova e Vagueira e, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, será «a maior alimentação artificial de elevada magnitude (“shot”) de um troço costeiro realizada até hoje». A empreitada deverá realizar-se entre maio e setembro, em período de baixa ondulação.

A Agência Portuguesa do Ambiente, a Administração do Porto de Aveiro e o consórcio adjudicatário de empresas INERSEL, SA/JAN de NUL, NV assinam esta segunda-feira o auto de consignação da “Empreitada de Dragagem dos Fundos, Adjacentes e Remoção do sInertes da ZALI-Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro,para Reforço do Cordão Litoral a Sul Costa Nova”.

Esta intervenção é uma obra do Governo de «proteção costeira, para proteção de pessoas e bens, contra o desgaste e destruição provocados pela ação dos agentes hidráulicos de erosão».

Serão aproveitadas areia sexistentes num depósito localizado no terreno da ZALI (Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro) e as resultantes da dragagem de uma ilha localizada em frente.

É uma obra com outros efeitos como o fim do impacto do depósito dos inertes na população local, conclusão da “2a fase da Infraestuturação da ZALI”, dando «continuidade a uma estratégia de expansão e industrialização do Porto de Aveiro sendo expectável uma maior capacidade deste porto na captação de investimento privado e reforço das exportações, permitindo assim atrair novas industrias e unidades logísticas para dentro da zona portuária, com uma frente de cais dedicada, o que é uma oferta logística competitiva única no contexto portuário nacional».

A caracterização qualitativa e quantitativa dos resultados desta transposição será feita pela Universidade de Aveiro para aferir a eficiência da intervenção de alimentação artificial das praias.

Consignação da obra -«acto pelo qual o representante do dono da obra faculta ao empreiteiro os locais onde hajam de ser executados os trabalhos e as peças escritas ou desenhadas complementares do projecto que sejam necessárias para que possa proceder-se a essa execução».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind