Quinta-feira, 28 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Laboratório entra de férias e interrompe testes
2020/04/10

O Centro de Testes à COVID-19 -ADC, no Europarque, estará encerrado a partir desta sexta-feira e até ao próximo domingo, retomando a atividade no dia 13 de abril, devido ao encerramento do Laboratório Germano de Sousa - Centro de Medicina Laboratorial nos dias 10, 11 e 12 de abril, informa a Câmara da Feira.

Segundo a autarquia, devido à incapacidade do Laboratório que assegura o Centro de Testes do Europarque, foi desenvolvido com o Agrupamento de Centros de Saúde Feira/Arouca, uma alternativa que permite a realização de testes no Hospital de Gaia. Está ainda em preparação um segundo Centro de Testes, na zona norte do concelho, que começará a funcionar durante a próxima semana.

Entretanto, de acordo com a informação prestada pela ARS Norte, apesar da tolerância de ponto concedida pelo Governo, a ADC Comunidade Feira, em Rio Meão, mantém a sua atividade, todos os dias, entre as 8:00h e as 20:00h. Os testes de despiste à COVID-19 podem ser realizados nos Centros de Testes que permanecem em funcionamento neste período da Páscoa. Consulte os Centros de Testes disponíveis: (https://bit.ly/2RpJsD8).

O Bloco de Esquerda diz em comunicado difundido esta sexta-feira que «encerrar um centro de testes em plena epidemia é algo que não se deve permitir», acrescentando que «já tem sido notório que o convencionado que explora o Europarque tem demonstrado uma capacidade abaixo da inicialmente anunciada, realizando uma média de 80 testes por dia e não os 400 que tinha anunciado, o que tem levado até a alguma dificuldade de agendamento para alguma dificuldade de agendamento para testagem».

Estes convencionados, segundo o BE «são pagos pelo SNS (a cerca de 100€ o teste, o que representa uma margem de lucro significativa) e têm uma obrigação acrescida de garantir a testagem dos casos suspeitos enviados pelo SNS, o que claramente não está a acontecer e não irá acontecer nos próximos dias por encerramento do Centro de Testes».

Para o Bloco de Esquerda, o Governo deve «intervir imediatamente, impondo a a abertura do Centro de Testes e assegurando o seu funcionamento e a testagem através dos meios do SNS, uma vez que o laboratório privado parece não estar interessado nesse dever público».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind