Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Separação de resíduos foi suspensa
2020/03/20

O aterro sanitário de Eirol passou a receber os resíduos urbanos do município de Aveiro, «sem qualquer triagem prévia para não se romper os sacos e haver contaminações», segundo comunicado da autarquia sobre o plano contra a COVID-19.

É feita a deposição direta dos resíduos urbanos no aterro mas aumentou a «frequência de cobertura dos resíduos em aterro sanitário».
Segundo o plano, é proibido colocar sacos do lixo fora dos contentores, e na via pública porta-a-porta, «como frequentemente acontece, por exemplo, na Avenida Dr. Lourenço Peixinho, Bairro da Beira Mar, etc».

Cada munícipe deve colocar os sacos do lixo dentro do contentor mais próximo, o que a autarquia considera ser de «vital importância, que requere a colaboração e civismo de todos para «manter a salubridade nos espaços públicos do município de Aveiro e a contribuir para a garantia da boa saúde pública».

O mesmo comunicado refere que a autarquia «assegura que todos os serviços prestados pela Veolia Portugal estão a ser mantidos, e alguns intensificados, "com exceção do controlo de ervas infestantes (corte mecânico e aplicação de herbicida) que, desde o dia 16MAR2020, foi temporariamente substituído por desinfeção da via pública junto ao Hospital, Centro de Saúde, Extensões de Saúde e USF’s de todo o Município, Mercados Municipais, Escolas, Tribunal, Serviços Públicos, entre outros, bem como desinfeção de mobiliário urbano (papeleiras, contentores do lixo, bancos de jardim) ». esta desifeção começou na passada segunda-feira.

INFO CMA
A recolha de monos efetua-se às quartas-feiras e quintas-feiras. A recolha de resíduos verdes efetua-se às terças-feiras, de novembro a abril, e às segundas-feiras e terças-feiras, de maio a outubro;
Medidas de precaução pela Veolia Portugal e pela ERSUC:
Utilização pelos trabalhadores de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) tais como máscaras, luvas e desinfetantes e higienização frequente dos EPI’s;

Aumento da frequência de higienização dos contentores e papeleiras;
Aumento da frequência de higienização das viaturas de recolha de resíduos urbanos por dentro e por fora;
Constituição de equipas para limpeza e remoção de resíduos depositados fora dos contentores;
Evitar prejudicar a frequência de recolha dos resíduos indiferenciados, intensificando-a sempre que possível;
Suspensão da recolha seletiva porta-a-porta nos consumidores não-domésticos. Estes deverão depositar os seus resíduos seletivos nos ecopontos, que continuarão a ser recolhidos com regularidade;

Deposição direta dos resíduos urbanos, sem qualquer triagem prévia, no aterro sanitário (para não se romper os sacos e haver contaminações);
Aumento da frequência de cobertura dos resíduos em aterro sanitário.

"Estando nesta fase mais pessoas dispensadas do trabalho, a fazer guarda de filhos ou a trabalhar a partir de casa, a produção de monos (objetos domésticos fora de uso), de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e resíduos verdes, tem vindo a aumentar. Assim, solicitamos que mantenham as boas práticas para gestão destes resíduos e não os abandonem na via pública. O pedido de agendamento para a sua recolha deve ser efetuado, até à véspera do dia de recolha, junto da Veolia Portugal, através do emailaveiro@veolia.com ou do telefone 234.127.942".

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind