Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Estudantes da UA ajudam crianças marroquinas
2020/02/12

Um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro (UA) criou a Lampe, uma lanterna portátil e impressa em 3D que vai oferecer às crianças das aldeias mais remotas de Marrocos para poderem carregar na escola e levar para casa, para se manterem iluminados durante o caminho a pé, e ter uma luz para estudar à noite.

As lanternas serão entregues este mês em Marrocos pelos estudantes de Aveiro que levarão 30 Lampe para a Uniraid que se realiza de 15 a 23, uma viagem automobilística para estudantes universitários portugueses e espanhóis, que anualmente se realiza em Marrocos, na qual tem participado Pedro Magalhães estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e mentor da ideia.

Os estudantes da UA vão «oferecer algo tão simples para nós, mas tão luxuoso para quem o recebe e também precisa dele”. Já que «não podemos mudar o mundo”, sublinha, “podemos mudar pequenos mundos”, afirmou Pedro Magalhães.

«Um dos grandes problemas que vimos no terreno é que há muitas crianças a deslocarem-se a pé para as escolas. Em muitas zonas remotas não há estradas, muito menos passeios ou iluminação pública decente. Quando anoitece há muitos acidentes, porque as crianças não têm material refletor nem estão visíveis, estejam elas a pé ou de bicicleta e em muitas aldeias a iluminação pública é bastante deficiente achámos por bem construir esta lanterna facilmente recarregável e com muita versatilidade na aplicação”, diz o mentor.

A lanterna utiliza um power bank recarregável ligado a cinco leds. Além das lanternas, os estudantes da UA também vão entregar dois carregadores comunitários, que serão instalados nas escolas para durante as aulas, carregar diariamente as lanternas que têm uma autonomia de seis horas.

A Pedro Magalhães juntaram-se os estudantes Amélia Ramos, Diogo Helena, Tomás Aires, Gabriel Aires, Bruno Vilarinho, Vasco Silva, João Lopes, Frederico Cardoso, José Martins, Miguel Felisberto, Cátia Silva e Olavo Abrantes e Lidório Moreira, dos Departamentos de Electrónica, Telecomunicações e Informática, de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Cerâmica e Vidro, de Comunicação e Arte, de Línguas e Culturas, da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro-Norte e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.

«Um projeto que poderá ter facilmente continuidade dada a abrangência e impacto que pensamos que terá”, diz Pedro Magalhães, ou seja, oferecer mais lanternas. Apoiaram o Departamento de Electrónica Telecomunicações e Informática da UA, a Mauser, uma empresa de eletrónica, que forneceu o material para o projeto, canetas e lápis, o Hardware City, uma comunidade de empreendedores, que ajudou os estudantes da UA ao longo do desenvolvimento do protejo Lampe e a participação da 3Dways na impressão 3D, permitindo construir as lanternas, «num tempo útil muito curto, facilitando toda a logística do projeto.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind