Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Ribau na comissão restrita de comité da UE
2020/02/12

Ribau Esteves foi eleito esta terça-feira em Bruxelas, pelo Plenário do Comité das Regiões da União Europeia, membro do bureau do CdR, a «comissão restrita que faz a coordenação da gestão política do CdR, para o mandato 2020/2025. O presidente da Câmara Municipal de Aveiro é membro da delegação de Portugal no da União Europeia,

Ribau Esteves, que pretende contribuir para o «reforço da União Europeia, de Portugal e de Aveiro”, defende que “se não tivermos um ato solidário dos 27, com a capacidade de garantir o montante total do orçamento, no mínimo igual ao que tínhamos antes da saída do Reino Unido, não vai ser possível ter fatias iguais. É preciso que cada país aumente a sua comparticipação para o bolo orçamental. (…) Se não conseguirmos que os territórios mais periféricos da Europa tenham um desenvolvimento mais forte, vamos continuar a assistir à desertificação dessas regiões europeias, com as pessoas a migrarem para outras já de grande concentração, onde têm melhores condições e rendimentos mais altos”.

A Delegação de Portugal do CdR vai «trabalhar de forma intensa e em equipa, cuidando dos dossiers principais que estão em cima da mesa, nomeadamente a definição do próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia (que integra o próximo quadro de Fundos Comunitários), e o Pacto Ecológico Europeu, ou European Green Deal, “Green Deal”, que pode custar 260 mil milhões por ano até 2030 aos estados membros da EU.

Outros dossiers são a Agenda Urbana, que envolve a Integração de Migrantes e Refugiados, Qualidade do Ar,Habitação e Pobreza Urbana, Economia Circular, Transição Digital, Mobilidade Urbana, Emprego e Competências, Transição Energética, Adaptação Climática, Contratação Pública Inovadora e Responsável, e Uso Sustentável do Solo e Soluções Baseadas na Natureza, e a preparação da presidência de Portugal na União Europeia no primeiro semestre de 2021.

O presidente da Câmara integra ainda a Comissão da Política de Coesão Territorial e Orçamento da União Europeia - COTER e a Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários - ECON, que irá delegar em colega suplente.

O presidente do CdR é Apostolos Tzitzikostas, da Grécia, e o primeiro vice-presidente é Vasco Cordeiro, presidente do Governo Regional dos Açores. Assumirá a presidência na segunda metade do mandato.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind