Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Chegaram os laboratórios tecnológicos às escolas
2020/02/06

O primeiro laboratório tecnológico do Aveiro Tech City (Aveiro STEAM City) foi inaugurado esta quarta-feira na Escola EB 1 de Sarrazola, em Cacia, e o objetivo é «chegar a todas as 31 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e às quatro escolas do Ensino Secundário do município, um investimento em equipamentos e formação de 325.000 euros para Aveiro ter «mais gente qualificada a trabalhar nas empresas do município, e não só. É muito para elas que estamos a semear hoje, disse o presidente da autarquia, Ribau Esteves.

Nas sete escolas do município do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, a instalação destes equipamentos será no próximo ano letivo de 2020/2021.

O Tech Labs, com impressora 3D, kits de robótica, de circuitos elétricos e equipamentos informáticos, entre outros elementos, faz parte do projeto Aveiro Tech City da Câmara de Aveiro pretende «estimular a descoberta de capacidades e o interesse do aluno por estas áreas no seu percurso educativo, acompanhado de um programa de formação para todos os professores desse nível de ensino».

Um instrumento «necessário para estimular o ensino dos mais novos, introduzindo-os ao mundo da programação, ao mesmo tempo que são despertadas competências que, de outra forma, não seriam trabalhadas”. Já para os alunos, a quem de destina este laboratório esta manhã foi “bem diferente e estamos a gostar muito muito muito. Dá para aprender robótica, circuitos elétricos e da para desenvolver a imaginação», segundo o autarca.

Tech Labs
«A implementação de Tech Labs nas escolas do 1º ciclo apresenta uma forte componente dedicada ao ensino experimental para promover o gosto e a aprendizagem pela ciência e tecnologia, com recurso a espaços de experimentação para estimular a descoberta e interesse dos alunos por estas áreas ao longo do seu percurso educativo, aumentando o domínio das competências STEAM na comunidade educativa.
Ao mesmo tempo, esta atividade engloba um programa de formação para todos os docentes, desenvolvida pela Universidade de Aveiro e acredita pelas entidades competentes, que os permite capacitar enquanto agentes de mudança para que possam passar o conhecimento aos seus alunos.

Esta ação é parte integrante de uma estratégia integrada da CMA de promoção das competências STEAM em todos os níveis do ensino básico e secundário.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€»

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind