2020/02/06 A robótica e programação passaram a ser atividades extra curricular para cerca de mil alunos dos 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas da Mealhada, com a construção de pequenos robots com a «aplicação já de conceitos matemáticos, de geometria, códigos binários ou algoritmos».
Também a criatividade, criação de histórias, comandao de robots, descodificação de símbolos e, «sobretudo, abrir a mente a conteúdos não tão presentes no programa curricular».
Segundo comunicado da Câmara, neste projeto com o agrupamento, «com o apoio de robôs didáticos que facilitam a aprendizagem do aluno, ligando os vários mundos existentes da robótica num só, os alunos são desafiados a fazer o planeamento para a resolução de problemas através de vários desafios dados ligados a robôs didáticos (Doc e Mind) que apoiam e guiam o aluno a aprender, fazendo».
Iniciação à Programação e Robótica «Projeto de Iniciação à Programação e Robótica que permitirá a «troca de conhecimentos entre as várias áreas do saber trazendo o desafio constante de novas descobertas através de projetos contínuos. A Robótica pode ser o resultado final de várias áreas, incluindo a programação».
Os objetivos específicos para a área da Programação e Robótica passam pelo trabalhar os princípios básicos da área da Programação e Robótica; pela promoção da interdisciplinaridade, proporcionando uma melhor integração das várias áreas do saber; pelo incentivar o espírito criativo, inovador e de trabalho em equipa através do planeamento de vários projetos e sua concretização e por fomentar nas crianças o espírito crítico, de reflexão e autoaprendizagem.
O projeto procura, igualmente, o desenvolvimento das capacidades de autonomia das crianças (aprender fazendo), a partilha de experiências e a capacidade de conviver em grupo, promovendo e respeitando novas ideias e formas de pensar diferentes, desenvolvendo assim competências essenciais sociais e intelectuais». |