Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Negócios   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Aberto concurso para a concessão do Forte da Barra
2020/02/01

O concurso público para concessão do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo, durante 50 anos, foi lançado esta quinta-feira pelo Governo, para a exploração turística, transformando uma fortificação do séc. XVII, construída para reforçar as fronteiras do reino, num hotel com 50 quartos, alojamento local ou «outro projeto de vocação turística», com a renda mínima anual de 6.444 euros. O prazo para apresentação de propostas é de 90 dias.

A fortificação da Gafanha da Nazaré será o 21.º imóvel lançado âmbito do programa Revive.

A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, disse no edifício-sede do Porto de Aveiro que «o Forte da Barra de Aveiro é um imóvel com uma localização extraordinária, e dar-lhe nova vida através do Programa Revive é criar um importante foco de atracção de turistas na região e contribuir para a consolidação da Costa Nova como destino turístico». O imóvel, classificado como Imóvel de Interesse Público, tem uma localização privilegiada, sobre a foz do rio Vouga, em pleno Porto de Aveiro, na ilha da Mó de Baixo, 3709 m2.

Segundo comunicado da Administração do Porto de Aveiro, em «meados do século XIX a fortaleza perdeu importância defensiva e estratégica, sendo desativada das suas funções militares. Ainda serviu de local de orientação para entrada de barcos na Barra de Aveiro, mas perdeu essa função com a construção do farol da Barra».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind