Sábado, 11 de Julho de 2020  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Câmara participa em fundo transnacional
2020/01/28

A Câmara de Aveiro participa num fundo de cooperação transnacional, promovido pela rede Culture Next, um grupo que reúne atuais e antigas cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura, para «partilha e cooperação entre parceiros uma forma de atingir objetivos e visões comuns», através de uma comparticipação anual das cidades aderentes.

O valor desta primeira fase é de 2.000€, correspondente à fase piloto do projeto. Este fundo é para promover a «inovação cultural e social» sendo que «permitirá ainda aos artistas locais uma participação mais ampla no tecido cultural europeu, podendo contar com um veículo de apoio e uma rede de difusão para os seus projetos».

Segundo a autarquia, o Comité de Direção é o órgão de tomada de decisão sobre as prioridades estratégicas e na seleção de projetos a financiar, e uma Unidade Técnica organiza o processo de seleção, gere o relacionamento entre o Comité de Direção e os candidatos e auxilia os beneficiários durante a fase de implementação.

O fundo funcionará através de editais e convites para a apresentação de projetos, cabendo à Unidade Técnica trabalhar com os candidatos de forma a garantir o apoio financeiro e o contacto com outras redes que possibilitem e potenciem o impacto dos projetos. O Centro Cultural de Cluj, na Roménia, atuará como Unidade Técnica na fase piloto, visto ser a atual unidade administrativa da Culture Next.

Este é «mais um passo nos objetivos da Câmara e da Culture Next, procurando um reconhecimento mais amplo da cultura como fator de desenvolvimento sustentável e estender os quadros de cooperação cultural à escala europeia ».

O comunicado da autarquia acrescenta que «Aveiro aprofunda, assim, a sua missão no âmbito desta rede, avançando na implementação de políticas e programas de desenvolvimento urbano orientados para a cultura, tendo por base as experiências, processos participativos e colaborações estabelecidas durante a preparação para a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027».

Enviar por email  Imprimir
O dia seguinte
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind