Sexta-feira, 29 de Março de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Mudar e redesenhar com uma nova estratégica
2020/01/16

O grande objetivo do ciclo de Conferências UA 2030 - Desafios para a Década que começa no próximo dia 21 na Universidade de Aveiro é «pensar num novo paradigma de competitividade para Portugal face aos desafios da globalização, da internacionalização da economia e das alterações climáticas».

As conferências são organizadas pela Universidade de Aveiro (UA) sendo uma «resposta aos grandes desafios da Agenda 2030 da ONU», sendo a primeira dedicada ao tema da Economia Circular, com a participação do Ministro do Ambiente e Ação Climática, Matos Fernandes.

A abertura da primeira conferências está marcada para as 10.30h, no Auditório Renato Araújo, no Edifício Central e da Reitoria da UA.

A organização chama à atenção para «desafios decorrentes da inevitável internacionalização da economia, do crescimento da importância da Sociedade da Informação e do Conhecimento, da aceleração da globalização e das alterações climáticas e do aumento da complexidade, a todos os níveis, das relações entre os povos». Por isso é preciso um novo paradigma de competitividade para Portugal. Em especial, segundo a UA, para as cidades portuguesas «responsáveis pela promoção da competitividade e inovação do território e neste contexto o papel das instituições do ensino superior é importante e decisivo».

A Universidade de Aveiro esclarece que o ciclo de conferências procura obter uma convergência estratégica «entre os atores do território, sejam os políticos, os estrategas da inovação territorial, os empresários e os universitários, como vetores fundamentais da promoção do desenvolvimento e da globalização da nossa região de Aveiro».

Adverte que o sucesso da implementação desta Agenda vai «depender em larga medida da capacidade de resposta aos desafios da sustentabilidade e da rápida urbanização: como lidar com as alterações económicas, criar emprego na sociedade do conhecimento, combater a pobreza e a exclusão social, assegurar a proteção ambiental, combater as ameaças aos recursos naturais, responder aos desafios das alterações demográficas e gerir a diversidade cultural, evitando conflitos e promovendo uma paz duradoura».

A Economia Circular é considerado um conceito estratégico que «assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia visando uma «ação ampla desde o redesenho de processos, produtos, tecnologias e novos modelos de negócio até à otimização dos recursos. Materializa-se na minimização da extração de recursos, redução de resíduos, maximização da reutilização, aumento de eficácia e desenvolvimento de novos modelos de negócio».

Mudar o paradigma do modelo de economia circular «tem que envolver as organizações, mas também o cidadão, sendo fundamental a consciencialização para a mudança de hábitos, comportamentos e atitudes. É um tema crucial que merece a melhor atenção também das universidades, pelo papel de relevo que estas podem assumir na introdução da componente de inovação nos vários campos de ação implicados neste modelo».

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind