Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
O melhor de S.Gonçalinho nem está no cartaz
2020/01/09

Há concertos de música e foguetes na festa de S. Gonçalinho, que começa esta quinta-feira no bairro da Beira Mar, em Aveiro. Na maior festa da cidade também há cavacas pelo ar. E a devoção ao santo. Mas o melhor não está no cartaz mas sim em momentos que estes dias, até segunda-feira, o último dia da festa, proporcionam.

Provavelmente , um dos melhores momentos é na capela, na segunda-feira, antes e à chegada da mordomia, após a ronda pelas casas dos futuros mordomos. A capela passa a ser uma grande sala onde se encontram muitas pessoas. Canta-se muito, muitas palmas, uns chegam e saem, outros chegam e ficam, a marcar lugar, até chegarem os mordomos. Porque é mesmo uma chegada apoteótica e não é exagero dizer que a capela fica ao rubro. Confirmem segunda-feira, p.f.

Ainda há pessoas que nunca foram a esta festa… e grande parte dos que vão pela primeira vez, fazem-no pela curiosidade do lançamento das cavacas. Mas, a seguir, notam que a festa não é só provar uma cavaca que conseguiram apanhar ou ir a um concerto. Com atenção, a festa revela-se um caminho para uma nova relação com o bairro, as pessoas e a cidade e, provavelmente, a vontade de voltar para o ano. Nem que seja pelas cavacas…

Isso nota-se pelas ruas, à volta de uma mesa, nas casas que se abrem. E encontra-se gente que não se via há muito – como acontece nos períodos do Natal e noite de passagem de ano na rua.

Estes dias são tão importantes para muitos que chegam a reservar uns dias de férias para estar na festa, o que revela muito. Ou cruzam-se dias antes e dizem «…falamos disso (coisa séria) depois do S. Gonçalinho» ou «vemos-nos, então no S. Gonçalinho» ou «este ano vou ao S. Gonçalinho!».

A festa atrai muitas pessoas de outros sítios, de muitos pontos do país, o que terá começado pela particularidade do lançamento daquele doce lançado do alto da capela, pelas promessas que são feitas ao santo. É sempre bom ver gente que gosta de estar na festa. E passamos a conhecer e a desejar que voltem.

As cavacas são doces e estes são dias muito aguardados. Se há motivos para encontros, jantares ou ir à festa, simplesmente, o S. Gonçalinho é um grande argumento. Além de que é sempre bom seguir no tempo o ambiente festivo. Depois do Natal, Ano Novo e Reis, S.Gonçalinho está muito bem encaminhado.

É uma diversão, sempre, nestes dias.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind