Sábado, 20 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Um recorde e um espaço inovador
2020/01/08

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) fechou o ano de 2019 com «o maior número de visitantes da sua história, superando em cerca de 1.200 visitas o anterior recorde alcançado em 2018, segundo comunicado da Câmara de Ílhavo que anuncia a renovação e requalificação do Fórum Municipal da Juventude de Ílhavo, junto à Biblioteca Municipal, a partir do próximo dia 13.

De janeiro a dezembro do ano passado, 88.903 pessoas visitaram o Museu Marítimo e o Navio-Museu Santo André, O milhão de visitantes foi ultrapassado no primeiro trimestre de 2018.

O Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo será inaugurado segunda-feira, às 16.00h, uma estrutura «totalmente dedicada à ciência e à tecnologia, cultura, património e identidade local, tradição marítima da pesca de bacalhau, o pão de Vale de Ílhavo, a cerâmica da Vista Alegre, STEAM e competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática».

O principal objetivo é a «promoção da ciência, permitindo o desenvolvimento da literacia científica e do pensamento computacional, despertando o interesse pelos fenómenos que nos rodeiam através de atividades de cariz prático nas áreas das ciências, robótica e programação».

A Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte proporcionarão experiências Maker, de robótica, de gastronomia de bordo, de cozinha molecular, produção de bioplásticos e biodiesel e observação de estrelas.

Trata-se de uma articulação entre a Câmara Municipal, os três Agrupamentos de Escolas do Município, a Universidade de Aveiro e as empresas locais.

Programa Semana Inaugural
13, segunda-feira
16h00 Inauguração Oficial do Estaleiro

14 e 16, terça e quinta-feira
Atividades Escolares

15, quarta-feira
Dia aberto para professores

17, sexta-feira
Formação Bioplásticos para professores

18, sábado
Dia Aberto
10h00 Makey makey
11h00 Ozobot + Matalab
15h00 Pão com algas
16h00 GM, Bebidas com Esferas
21h00 Onde a ciência é mágica! e À conquista da Lua
(Inscrições gratuitas mas limitadas: estaleiro@cm-ilhavo.pt)

19, domingo
17h00 “Sapatos de chumbo” - bailado, narrativa e ciência
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro | Conservatório de Artes e Comunicação FUOB e Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo
Local: Fábrica Ideias Gafanha da Nazaré
Preço: €7,50

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind