Sábado, 27 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Aveiro Tech City quer uma bicicleta a hidrogénio
2020/01/06

O desafio do Aveiro Tech City chama-se Aveiro Urban Challenges e os cinco projetos vencedores receberão um prémio de 20.000 euros cada um, para continuarem a ser desenvolvidos, e os resultados esperados são bicicletas a hidrogénio, realidade aumentada para manutenção de equipamentos e redes de distribuição de água, novas soluções para Smart Grids, uma ferramenta para gerir transportes públicos e soluções de base tecnológica para a recolha seletiva de biorresíduos.

Calendarização e normas de participação acessível aqui. As candidaturas estão abertas até 31 de janeiro.


A Galp Gás Natural Distribuição é uma das entidades parceiras do desafio. «Antecipando a tendência de sustentabilidade e inovação a propõe o desenvolvimento de um protótipo de bicicleta movida com a ajuda de células de combustível alimentadas a hidrogénio, com o objetivo de contribuir para uma mobilidade urbana mais sustentável», segundo comunicado.

A AdRA propõe o «um sistema de realidade aumentada que permita a manutenção dos seus equipamentos e redes», enquanto a EDP sugere novas soluções para as Smart Grids, «desde a criação de planos de desenvolvimento estratégico para infraestruturas e arquitetura de redes inovadoras, até à disponibilização de funcionalidades específicas». A EDP quer «estratégias inovadoras e de tecnologias disruptivas na gestão da rede de distribuição».

A Transdev precisa de uma «ferramenta que ajude na otimização da afetação das viaturas às diferentes linhas e horários, tendo em conta a redução da pegada ecológica e a minimização de custos» e a Veolia «soluções de base tecnológica que permitam enquadrar com sucesso, eficiência e sustentabilidade o desafio da recolha seletiva de biorresíduos no município de Aveiro».

O título do comunicado anuncia «Aveiro Urban Challenges soluciona 5 desafios do Município» e são esperados resultados pela Câmara de Aveiro e os parceiros na Aveiro Tech City, a Altice, INOVARI, Instituto de Telecomunicações, Universidade de Aveiro e Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável (CEDES). Pretendem resolver os «problemas contemporâneos que afetam a cidade de Aveiro».

O desafio Aveiro Urban Challenges - organizado em parceria com a Beta-i, empresa de programas de aceleração e mentoria - é destinado a startups, scaleups e instituições de I&D,

Os 25 finalistas serão conhecidos a 2 de Março de 2020. Os cinco vencedores serão anunciados a 21 do mesmo mês, no Aveiro STEAM City Pitch.

Os cinco finalistas passarão por uma fase de desenvolvimento e testes, com acesso a workshops de capacitação e mentores entre os diferentes stakeholders, disponíveis para apoiar os projetos durante o programa.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional - FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind