Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
MEO, Soltráfego e Lightmobie vão fazer a BUGA 2
2019/12/22

O agrupamento de empresas constituído pela MEO, Soltráfego e Lightmobie venceu o concurso público internacional da BUGA 2 lançado pela Câmara de Aveiro conseguindo a adjudicação para a criação do novo sistema público de bicicletas partilhas na Cidade de Aveiro – a BUGA 2, por 584.450 euros (+IVA).

«As empresas irão garantir o fornecimento de novas 204 bicicletas, a instalação de 20 estações com 308 docas/lugares para bicicletas, assim como o sistema integrado e inteligente de gestão dos veículos de mobilidade suave, sendo a sua utilização paga», segundo comunicado da autarquia.

No âmbito da estratégia Aveiro Tech City, a autarquia espera «garantir um rápido e fácil acesso aos utilizadores deste meio suave de transporte».

Articulado com outros projetos, nomeadamente o Aveiro STEAM City e o Card4all, é a aposta no desenvolvimento de uma solução Mobility as a Service (MaaS), para «transformar o sistema de mobilidade integrando diferentes serviços de transporte num único serviço de mobilidade acessível através de uma plataforma integradora. A solução de gestão inteligente preconizada para a BUGA 2 permitirá uma fácil integração nessa solução MaaS, reforçando assim a aposta numa estratégia de mobilidade sustentável e inteligente».

São objetivos «promover a utilização dos transportes públicos em detrimento do automóvel privado, a acessibilidade universal, enquanto fator de inclusão e justiça social, o ambiente e hábitos de vida mais saudáveis, numa lógica também de promoção da prática desportiva e valorizar o uso da bicicleta e das deslocações pedonais, através da melhoria da perceção de conforto e segurança no trajeto».

Com a ativação da BUGA 2 será lançada uma ação de promoção da utilização da bicicleta privada (BUGA 3), «por forma a que seja crescente a utilização da bicicleta nos circuitos casa-trabalho no município de Aveiro».

As primeiras BUGAS irão continuar «em jeito de memorial ativo e de uso gratuito».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind