Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
UA, Altice, Bosch e Huawei estudam 5G na indústria
2019/12/19

A Bosch, a Altice Portugal, a Huawei e a Universidade de Aveiro (UA) assinaram um protocolo de cooperação para identificar oportunidades de aplicação da tecnologia 5G em ambiente industrial (Industrial Internet of Things).

O Memorando de Entendimento foi assinado esta semana no Parque de Ciência e Inovação (PCI) da Universidade de Aveiro pelo Vice-Reitor Artur Silva, Jónio Reis, Plant Manager da Bosch Termotecnologia, António Pereira, Plant Manager da Bosch Security Systems, Tony Li, CEO da Huawei Portugal e José Pedro Nascimento, Network Engineering e Diretor de Operações na Altice Portugal,

Pretende-se «avanço do conhecimento e inovação em arquiteturas para casos de uso 5G em ambientes industriais, usando redes públicas e privadas», segundo comunicado da UA esperando-se que este projeto tenha implementação total até ao final de 2023.

Primeiro serão definidas as «arquiteturas de comunicação em 5G para implementar casos de uso do género e potenciar uma maior competitividade da indústria em Portugal». A Universidade de Aveiro terá um papel «fundamental na definição da arquitetura de rede, tirando partido do seu Lab 5G que irá instalar no PCI; a Bosch fica responsável pela implementação de casos de uso usando tecnologia 5G nas suas fábricas em Portugal; a Altice Portugal, contribuirá para o estudo de arquitetura e desenho da rede e a Huawei como detentora da tecnologia e fornecedora do equipamento de comunicações.

De acordo com o Vice-Reitor Artur Silva, «esta parceria reflete a importância que a Universidade de Aveiro tem no ecossistema indústria, transferindo conhecimento para empresas nacionais e multinacionais. Esta iniciativa é estratégica para a inovação de toda a região, assim como uma referência a nível mundial no que diz respeito à cooperação entre o meio académico e as empresas».

Para Jónio Reis, Plant Manager da Bosch Termotecnologia, «é uma oportunidade para aumentar a competitividade na produção, enquanto fator preponderante para a criação de novas oportunidades à escala global» e segundo António Pereira, Plant Manager da Bosch Security Systems, «este projeto servirá de suporte ao desenvolvimento e produção de novas soluções para a área da segurança, assim como na otimização de processos na área da logística». Segundo José Pedro Nascimento, Diretor de Engenharia da Altice Portugal, «estes são projetos muito relevantes que vão ao encontro da aposta que a Altice Portugal está a fazer no 5G e IoT, enquanto tecnologias essenciais e basilares para a transformação da indústria portuguesa, contribuindo assim para um crescimento mais sustentado da economia nacional» e Tony Li, CEO da Huawei Portugal, diz que o objetivo é «explorar as potencialidades do 5G aplicadas à indústria».

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind