Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Fora de Casa   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
Mordomia apresenta a festa de S. Gonçalinho
2019/12/11


















Joana Espadinha (9 Janeiro), Samuel Úria (10 Janeiro), José Cid (11 janeiro), Carla Blondie (12 janeiro) e Toy (13 janeiro) são os cabeças do cartaz da festa de S. Gonçalinho 2020, em Aveiro, anunciado esta terça-feira pela mordomia.

A maior festa popular de Aveiro tem um cartaz de espetáculos mas tem mais. Até é mais conhecida pelo lançamento de cavacas do alto da capela pelos pagadores de promessas ao santo ou pelos que as atiram sem terem feito qualquer promessa, que são muitas toneladas nos cinco dias, de 9 a 13 de janeiro, entre muitos outros momentos. Mas os espetáculos é o que a mordomia destaca no cartaz.

Além dos espectáculos de música, também há cerimónias religiosas, arruadas e fogo de artifício no cartaz. O que não está no cartaz são outras coisas que a festa provoca no bairro da Beira Mar como os encontros de todos à volta da capela, dentro da capela, os momentos nas casas dos que moram no bairro que nestes dias abrem mais as portas, nos restaurantes, bares e esplanadas, junto à Ria e o licor de alguidar.

Ainda falta passar o Natal e a passagem de ano mas logo a seguir é a festa do santo pelas ruas das imediações da capela e da Praça do Peixe, as vendas de tudo, como as cavacas e outros doces, os arcos que iluminam as ruas e nas noites e tardes com mais gente, que são quase todas, é difícil circular.

Se o tempo ajudar serão milhares na festa de S. Gonçalinho de Aveiro e de muitos sítios do país, turistas, são cada vez mais que chegam para a festa das cavacas. Na capela, a única, provavelmente, onde se dança, canta, há palmas, tiram-se fotos, atiram-se cavacas, conversa-se muito.

Frio é quase garantido mas oxalá não chova nestes dias.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind