Quarta-feira, 24 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Quatro milhões para dois investigadores da UA
2019/12/10

Bolsas de Consolidação do Conselho Europeu de Investigação (ERC, em inglês), no valor de dois milhões de euros cada, foram atribuídas a Luís Mafra e Nuno Silva dois investigadores do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro, laboratório associado da Universidade de Aveiro.

Luís Mafra, 41 anos, investigador principal em espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (NMR em inglês), é coordenador do projeto “Unveiling CO2 chemisorption mechanisms in solid adsorbents via surface-enhanced ex(in)-situ NMR” que mereceu o financiamento europeu. Com este trabalho procura aprofundar a compreensão à escala molecular das interações nas superfícies gás-sólido, o que permitirá conceber materiais porosos com propriedades adsorventes melhoradas para captura de dióxido de carbono.

Nuno Silva, 42 anos, dedica-se ao desafio da representação em imagem da temperatura a três dimensões, sem fios, de modo a que seja possível a determinação da temperatura, por exemplo, durante a ablação de tumores pelo calor. É esse o objetivo genérico do projeto, agora financiado, com o titulo “Rise of the 3rd dimension in nanotemperature mapping”.

Considerando este um “excelente resultado”, o Vice-reitor da UA para a área de investigação considera que esta notícia se enquadra na estratégia da atual equipa Reitoral que “pretende uma forte e crescente internacionalização da sua investigação e valorização dos seus investigadores”. Este resultado, afirma ainda Artur Silva, “é uma consequência da excelente qualidade da investigação que se realiza na UA e do entusiasmo que muitos investigadores e responsáveis, desde a Reitoria às unidades de investigação, sem o qual este feito não tinha sido conseguido, mas também dos serviços de suporte que diariamente ajudam a construir esta atmosfera saudável de crescimento constante”.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind