Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
A nova árvore da avenida será a nogueira-do-japão
2019/11/05



















A próxima espécie de árvore da Av. Lourenço Peixinho será a nogueira-do-japão (Ginkgo biloba), conforme escolha do gabinete de Arquitetura Paisagista contratado pela Câmara de Aveiro, segundo publica no Facebook Rosa Pinho, Curadora do Herbário da Universidade de Aveiro e que tem mantido particular atenção às opções da autarquia nos espaços verdes do município.

Esta espécie irá substituir os castanheiros-da-índia, plantados em 2010, depois do abate dos choupos.

A avenida passará de 69 para 147 árvores, segundo o projeto.

Em 2010 foram abatidos 26 choupos e a Câmara alegou a segurança das pessoas e bens para justificar o corte das árvores doentes.

A Câmara já aprovou o projeto de execução da FASE, Estudos e Projeto S.A., e abriu o concurso público para requalificar a Avenida pelo valor base de 4.502.000 euros (+IVA), com financiamento comunitário e com um prazo previsto de execução de 16 meses.

Os passeios terão mais de 5 metros, o espaço para os veículos será menor,sendo que as bicicletas e autocarros partilharão uma via de 3,25 m de largura e as restantes viaturas 3m. A velocidade máxima será de 30km/h. Terá duas faixas de rodagem com duas vias em cada sentido e estacionamento paralelo à via junto aos passeios.

O projeto prevê novas redes de infraestruturas de iluminação pública, águas pluviais e resíduos sólidos urbanos.

O monumento ao Soldado Desconhecido será deslocado e ficará mais próximo da Capitania. A avenida terá novas zonas de estar, paragens de autocarros e praça de táxis com «ligação íntima e próxima às Pontes, Largo do Rossio, Ponte de São João, Ponte da Eclusa, terrenos da antiga Lota, Bairro da Beira-Mar e canais Central e das Pirâmides.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind