Sexta-feira, 26 de Abril de 2024  Fora de Casa   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
Cerâmica do mundo em Aveiro
2019/11/04

São peças de cerâmica de autores de 25 países na Bienal Internacional de Aveiro que abriu no passado sábado no Museu Santa Joana e fecha no próximo dia 30. Durante estes dias é possível apreciar as 98 obras seleccionadas pelo júri, da autoria de 79 artistas, entre as 385 obras candidatas de 146 artistas, individuais e coletivamente.

A Bienal, organizada pela Câmara Municipal, também é um concurso e o primeiro prémio de seis mil euros foi conquistado por Sara Dario, uma artista de Veneza, com a peça “Come foglie al vento”.

Há exposições nos museus Santa Joana, da Cidade, e Arte Nova, na Capitania, na Galeria Morgados da Pedricosa, Biblioteca, Fonte dos Amores, na marinha de sal Santiago da Fonte, n´A Barrica, Fábrica Ciência Viva e no espaço público.

Renovação estética, novos materiais e técnicas são palavras-chave de «uma das mais relevantes manifestações culturais em Portugal e a nível internacional, no âmbito da produção de cerâmica artística» e pretende ser um contributo para a produção de cerâmica artística contemporânea, um «estímulo à experimentação e à criatividade, constituindo-se como um polo dinamizador de novas tendências da cerâmica e contribuindo para uma formação didática e para o desenvolvimento de carácter cultural».

No âmbito da Bienal, esta terça-feira há Open Days – Circuitos Turísticos Industriais dinamizados pela Câmara com a colaboração do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro CTCV, para «conjugar o conhecimento do melhor que se produz na região com a promoção das indústrias consideradas tradicionais, mas que mantendo este legado, conseguiram acompanhar a evolução tecnológica e hoje estão equipadas nos seus processos tecnológicos». O programa inclui visitas a unidades Industriais de louça decorativa e utilitária.

Enviar por email  Imprimir
O cravo da Câmara
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind