Sexta-feira, 19 de Abril de 2024  Aveiro   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
 Notícias Anteriores:  últimos 7 dias  |  últimos 30 dias  |  anteriores
Investigadores criam novo microgerador eólico
2019/08/31

Um microgerador eólico para a produção de águas quentes sanitárias (AQS) em zonas urbanas foi desenvolvido pelos investigadores Luís Ruivo, Michael Russo e Rúben Lourenço, do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro (DAO-UA), o protótipo foi testado no túnel de vento do Departamento de Ambiente e Ordenamento e vai estar em exposição no Techdays Aveiro 2019, em outubro, na Aveiro Expo – Parque de Exposições de Aveiro, “uma oportunidade para arranjar contactos, avaliar o mercado e perceber o interesse do público”, segundo Michael Russo.

Quanto à “comercialização desta invenção é para já apenas uma possibilidade futura“, segundo comunicado. Michael Russo refere que sabendo que se trata de um conceito com potencial será “refinado o design geral“. Serão feitas “simulações numéricas com modelos de computational fluid dynamics (CFD) para otimizar a forma das pás e estrutura envolvente” testes dos designs que tiverem o melhor comportamento nas simulações, mas em pequena escala (impresso em 3D), num outro túnel de vento mais pequeno antes de passar ao fabrico em escala real“.

Outro objetivo é “apostar em materiais mais ecológicos e soluções que permitam ter preços finais mais competitivos".

INFO UA
Em determinados meios urbanos o potencial eólico é superior ao solar e pode ser convertido (indiretamente) em energia térmica. Este conceito, designado por Power to Heat, baseia-se na conversão da energia cinética associada ao vento em energia elétrica, sendo a última posteriormente convertida em energia térmica. Apesar do potencial evidenciado, este conceito tem sido proposto numa perspetiva de produção centralizada (District Heating), não existindo no mercado soluções de pequena escala dedicadas à produção de energia térmica para Águas Quentes Sanitárias (AQS).
No âmbito do projeto CAMPUS TEC – Programa de Transferência de Conhecimento e Resultados de I&D da Universidade de Aveiro, um projeto cofinanciado pelo PORTUGAL 2020, através do CENTRO 2020, a candidatura dos três investigadores do DAO-UA foi selecionada para prova de conceito.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind