Quinta-feira, 25 de Abril de 2024  Fora de Casa   
 
Recomende este site
DesportoAveiro
Festival Dunas 2020 - 21 a 23 de agosto
2019/08/29

Sem apresentar um número de pessoas que estiveram no Festival das Dunas de S.Jacinto do passado fim de semana, a organização, a Câmara Municipal, faz um “balanço muito positivo“ e anuncia a edição 2020, nos dias 21 e 23 de agosto.

Será inspirado na “relação com o património ambiental preservado e continuando a utilizar bem as suas mais recentes conquistas: a Marginal, o Molhe Norte e o Centro de Alto Rendimento de Surf (CAR Surf) para promover o território e trazer mais e melhor oferta musical, ambiental e desportiva, segundo comunicado.

A autarquia fala em “milhares“ como no “PRIO Air Show”, com a participação de nove aviões, considerando o “grande sucesso da 3.ª edição do festival, com milhares de pessoas a lotarem por completo a Avenida Marginal, na tarde de sábado, 24 de agosto“. Nas noites de 23, 24 e 25 deste mês, “milhares“ de pessoas assistiram ao “Flyboards Show” na baía de São Jacinto.

O festival é “exploração da natureza, atividades desportivas e náuticas, música e cultura“ promovendo a “partilha e o convívio entre visitantes, população e instituições“. Um “verdadeiro sucesso, com milhares e milhares de pessoas, de diferentes idades a visitarem São Jacinto durante todo o fim de semana, uma aposta ganha com o aumento da qualidade do festival a ir ao encontro do aumento do investimento de 170.000 euros realizado pela autarquia”, segundo o presidente da Câmara, Ribau Esteves.

A organização vai manter o modelo de festival. “É por aqui que iremos partir para a preparação da edição de 2020”, diz.

De 18 espetáculos, a autarquia destaca também os concertos de ProfJam na sexta-feira, Wet Bed Gang no sábado, com ”muitos jovens a assistir ao concerto e Fernando Daniel no domingo”.

Também se refere ao programa de ”atividades desportivas ligadas ao mar e à praia, desde as várias modalidades náuticas, ao “frisbee”, andebol e futebol de praia, que trouxeram mais vida ao areal da praia local, bem como a caminhada ao Molhe Norte da Barra de Aveiro ou a prova de Orientação por todo o lugar de São Jacinto”.

A organização tem o número de participantes, 1032, no Eco Táxi que, aliás, ”recolheu o equivalente a quatro ecopontos de lixo nos três dias”.
Foi, segundo a autarquia, ”outro dos sucessos”, uma iniciativa piloto no país, pela Associação Patrulheiros, em parceria com a Câmara, Junta de Freguesia e a Associação Desportiva e Cultural de São Jacinto. Trocaram plástico, vidro e outros tipos de lixo, recolhido na praia, por viagens de bicicleta durante os três dias do Festival.

Segundo a autarquia, ”foram percorridos mais de 500 quilómetros, o que equivale a uma ação de carbono zero por não emitir gases nocivos para a atmosfera e foram recolhidos cerca de 480 litros de lixo por dia, o equivalente a quatro ecopontos de 120 litros (cada), entre plástico, vidro e lixo indiferenciado”.

Os Eco Taxis são bicicletas de dois lugares, de três lugares, seis “fat bikes”, duas “cargo-bikes” e três “balance bikes”, a partir da saída do ferryboat até à praia.

Enviar por email  Imprimir
Jornalistas
Questionário
Sim
Não


 Home  | Aveiro  | Negócios  | Desportos  | Agenda  | Fora de Casa 

hosting e produção Digitalwind